Atingidos pedem apoio a senador rondoniense

A definição clara e justa de uma política pública nacional de direitos das populações atingidas por barragens foi defendida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em reunião, nesta semana, com representantes […]

A definição clara e justa de uma política pública nacional de direitos das populações atingidas por barragens foi defendida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em reunião, nesta semana, com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Porto Velho.

Para o senador, o marco regulatório é necessário considerando que no país há cadastradas cerca de 12 mil famílias sem terra, após ser atingidas por barragens. Em Rondônia, somente na região da Usina Hidrelétrica de Samuel, são aproximadamente mil vítimas sem terra.

“Sem dúvida essas famílias precisam ser compensadas pelos impactos causados pelas barragens. Por isso apoiamos uma política que garanta seus direitos”, disse Acir.

De acordo com a coordenação do MAB, a aprovação dessas políticas irá reparar os danos causados a essas famílias e evitar novas violações de direitos humanos. “No encontro com o senador Acir pedimos para que reforce seu apoio à esta política, já em processo de elaboração, destacando que em Rondônia são muitos os atingidos”, explicou Luiz Henrique.

Eles ainda anunciaram que, de 2 a 5 de setembro, Rondônia será representada por cerca de 200 coordenadores do MAB, no Encontro Nacional que tem por perspectiva reunir, em São Paulo, mais de quatro mil atingidos por barragens.

Com informações do Diário da Amazônia

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro