Usinas de energia elétrica e petróleo podem ir a leilão

Por: Camila Marins Jornalista da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) A não renovação das concessões do setor elétrico nos estados de Santa Catarina, do Paraná, Minas Gerais e […]

Por: Camila Marins

Jornalista da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

A não renovação das concessões do setor elétrico nos estados de Santa Catarina, do Paraná, Minas Gerais e São Paulo começa a causar preocupação. Isso porque os contratos da maioria destas irão vencer em 2015. A preocupação imediata é a Usina Três Irmãos, da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), cujo contrato está vencido desde novembro de 2011. A Cesp terá de entregar também à União as usinas localizadas no rio Paraná: Ilha Solteira e Jupiá, cujas concessões terminam em julho de 2015. Estes e outros pontos foram pautados durante a reunião da Mesa de Energia, que aconteceu, no dia 16, em Brasília, com representantes do Governo Federal e da Plataforma Operária e Camponesa pela Energia. De acordo com o representante da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), na Plataforma, Ulisses Kaniak, o setor de energia é estratégico para o país e deve assumir controle estatal. “Além das licitações do setor elétrico, ainda estão previstas as rodadas de leilão de petróleo. Num cenário mais otimista do setor elétrico, a Eletrobras pode entrar no leilão e assumir o controle estatal das usinas”, apontou. Além da Cesp, estão em jogo as empresas Copel (PR), Celesc (SC) e Cemig (MG).

Segundo o integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Gilberto Cervinski, o Ministério de Minas e Energia já está encaminhando o processo de licitação, por meio das portarias 117 e 123. “Estas duas portarias abrem as portas para o processo de privatização das usinas. Ao todo, estão em jogo mais de 10 mil megawatts”, contou. O diretor da Fisenge, José Ezequiel Ramos acredita que a Mesa de Energia é um espaço de interlocução essencial para potencializar o esforço dos trabalhadores, tanto do campo como da cidade, na luta por bens estratégicos para a soberania do país. “Precisamos assumir um caráter nacionalista do setor de energia como um todo. É imprescindível que o governo assuma mais empresas do campo estratégico”, finalizou.

O setor elétrico brasileiro passou por profundas mudanças desde a década de 1990, que significaram a introdução de uma lógica mercantil no setor, especialmente na geração e na comercialização da energia. Um exemplo é a Light, privatizada, em 1996, pelo programa federal de desestatização por meio de leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. “Com a privatização da Light, tivemos um número enorme de demissões e, principalmente, na perda de memória técnica da empresa”, explicou o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Franklin Moreira. Recentemente, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Light ficou entre as dez piores empresas do país. Somente no ano passado, a empresa deixou os consumidores no escuro por 18 horas, o dobro do permitido pela Aneel. Isso acontece porque as empresas colocam como metas o alcance e o aumento do lucro, em vez de considerar o setor de energia como prioridade para o desenvolvimento social do país.

Terceirizações e a precarização do trabalho

Uma consequência das privatizações são as terceirizações, cujo principal objetivo é a precarização das relações de trabalho. “Além de má prestação de serviços e tarifas altas, as privatizações acarretam nas terceirizações de mão de obra, que afetam diretamente a saúde do trabalhador. Os terceirizados vivem jornadas exorbitantes de trabalho, o que aumenta o tempo de exposição ao risco de doenças e morte”. É cada vez maior o número de mortes entre trabalhadores terceirizados, principalmente no setor elétrico.

Dados recentes do Dieese informam que a taxa de mortalidade entre terceirizados chega a ser três vezes superior. Segundo informações da Organização Internacional do Trabalho – OIT, os acidentes de trabalho são responsáveis pela morte de três pessoas a cada minuto no mundo todo. Recentemente, a Companhia Sul Paulista Energia (CSPE) foi obrigada a interromper a terceirização de serviços de construção e manutenção de rede elétrica sob pena de multa de R$20 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A decisão partiu da juíza Eliane Aparecida Aguado Moreno, da Vara do Trabalho de Itapetininga (SP), que considerou procedentes os pedidos do procurador Gustavo Rizzo.

A ação condena a concessionária – subsidiária do grupo CPFL Energia – a não contratar serviços terceirizados para execução de suas atividades-fim. No entendimento do Ministério Público do Trabalho (MPT) atividades-fim estão relacionadas à construção e à manutenção da rede elétrica. A lei 8.987/95 não autoriza, em seu artigo 25, que tal prática seja adotada por empresas concessionárias de serviço público.

Trecho do documento emitido pela juíza afirma: “como se vê, o objeto social da ré não se limita à transmissão da energia elétrica, mas alcança, por óbvio, todas as tarefas e atividades necessárias para a efetivação de tal transmissão, inclusive e principalmente a manutenção da rede de transmissão. Ora, é exatamente esta atividade que a ré vem terceirizando, como se vê no objeto dos contratos que celebrou com as empresas terceirizadas, no qual se vê que à empresa terceirizada caberia efetuar a prestação de serviços contínuos de construção e manutenção de linhas e redes de distribuição aéreas e linhas de transmissão 34,5 kV – serviços efetivamente vinculados à atividade-fim da ré”.

Ao considerar energia como mercadoria, as empresas privadas tornaram-se grandes geradoras de lucro. De acordo com nota técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nos últimos cinco anos, entre as 12 maiores pagadoras de dividendos aos acionistas, medido em proporção do valor da ação, nove são empresas de energia elétrica. E com o processo de privatização, a tarifa de energia elétrica no Brasil tornou-se uma das mais caras do mundo. “Nesse sentido, a renovação das concessões foi uma grande vitória dos trabalhadores, pois impediu que outras empresas fossem submetidas à licitação e, consequentemente, privatizadas”, destacou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.

Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apontou que a tarifa brasileira sem impostos e encargos setoriais é superior à tarifa final de energia dos três principais parceiros comerciais brasileiros: China, Estados Unidos e Argentina.

Petróleo é nosso

Outra questão que vem preocupando os trabalhadores e movimentos sociais são os leilões de petróleo. O governo já anunciou, para maio, a 11ª rodada de leilão de petróleo e já estão previstas mais duas. “Cerca de dois PIBs brasileiros podem ir a leilão e isso é um prejuízo econômico e social muito grande para o país. É preocupante a realização de leilões num momento que a Petrobras passa por dificuldades financeiras e não pode entrar na licitação, o que amplia a possibilidade de entrada do capital internacional. Durante o tempo sem leilões, não houve qualquer risco de desabastecimento. As rodadas representam a mesma entrega que fizemos com o nosso ouro, pau Brasil, etc”, pontuou o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Antonio Moraes. O presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt é enfático: “Mais do que nunca é preciso mobilização popular na defesa de setores estratégicos para a soberania do país”. Desde a quebra do monopólio da estatal em 1998 e a criação do modelo de rodadas de licitação de áreas de exploração de petróleo, a Petrobras teve uma atuação dominante nos leilões.

A mobilização dos movimentos sociais deve caminhar no sentido de empresas estatais, como Eletrobras e Petrobras, participarem dos leilões e assumirem o controle das empresas em disputa.

Eletrobras anuncia retirada do pagamento do adicional de periculosidade

Em um momento de plena campanha salarial para negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, a Eletrobras anunciou, sem qualquer diálogo, a alteração da base de cálculo do pagamento do adicional de periculosidade dos trabalhadores do setor elétrico. Em vez de efetuar o cálculo pelo valor total da remuneração, a base será alterada para o valor do salário-base. Diante desta situação, a Fisenge encaminhou, no dia 11 de abril, um ofício à presidência da holding informando as distorções de tal medida e solicitando uma reunião com a direção da empresa. De acordo com o diretor de relações sindicais da Fisenge, Fernando Jogaib, esta ação viola claramente o direito adquirido da categoria. “Somos radicalmente contra este anúncio da Eletrobras. O pagamento do adicional da periculosidade é direito dos trabalhadores”, afirmou. A assessoria jurídica da Fisenge emitiu um parecer no qual afirma que, além de ir contra os Acordos Coletivos específicos e a normativa das empresas, esta medida viola o disposto no art. 7º, XXIII da CRFB/88, que dispõe sobre adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas. 

O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão conquistou uma liminar, que garante o pagamento da periculosidade sobre a remuneração dos trabalhadores da Eletronorte. A empresa ainda será notificada sobre a decisão nos próximos dias. O eventual descumprimento implicará em multa de R$ 1.000 por trabalhador afetado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro