Famílias atingidas por Belo Monte estão sem água e sem luz

As famílias do bairro Tufi, em Altamira, estão sendo castigadas pelas águas, que inundaram suas casas na madrugada de terça-feira (19). Em torno de 160 famílias saíram para casa de […]

As famílias do bairro Tufi, em Altamira, estão sendo castigadas pelas águas, que inundaram suas casas na madrugada de terça-feira (19). Em torno de 160 famílias saíram para casa de parentes ou foram para o abrigo no Poliesportivo Municipal. Mais de 100 famílias permanecem no local, convivendo com poças de água parada, sem água e sem luz.

Tufi é uma das áreas atingidas pela barragem de Belo Monte. A barragem sobe a pleno vapor e as famílias atingidas da área urbana de Altamira ainda são sabem como ficam suas vidas.

De acordo com Geovane Souza Pereira, a luz foi desligada no dia 19 de madrugada por determinação do Corpo de Bombeiros. Hoje representantes dos moradores foram à Celpa, que só faz a ligação da luz com uma autorização por escrito do Corpo de Bombeiros.

Geovane disse que um fica jogando para o outro. “Nós ficamos sem luz e sem água, pois necessitamos de bomba para puxar do poço para a caixa. Carne e comida estragaram na geladeira”, lamentou. Muitas pessoas perderam seus pertences, Geovane mostrou o piso de sua casa, que quebrou por causa da umidade da água.

Celpa precária

De acordo com dados da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, os brasileiros ficaram em média 20 horas sem luz no ano de 2012, 3 horas acima do permitido pela Agência. A Celpa deixou os paraenses mais de 100 horas sem luz em 2012. Representante da Equatorial, grupo que assumiu a Celpa, buscou justificar-se afirmando que ‘a saúde financeira da empresa é prioridade’.