População de Altamira sofre com enchentes nas regiões baixas da cidade

O bairro Baixão do Tufi, em Altamira, amanheceu debaixo d’água nessa terça-feira, dia 19 de março. As famílias foram surpreendidas com a enchente que invadiu as casas às três horas […]

O bairro Baixão do Tufi, em Altamira, amanheceu debaixo d’água nessa terça-feira, dia 19 de março. As famílias foram surpreendidas com a enchente que invadiu as casas às três horas da madrugada, e saíram para a rua buscando socorro e ajudando umas às outras.

Diversas famílias foram para casa de parentes em locais mais altos, outras foram levadas para o Ginásio Poliesportivo Municipal. Até a tarde de hoje, a defesa civil ainda não sabia o número de desabrigados, mas estima que centenas de pessoas perderam seus pertences.

Além das chuvas fortes, a defesa civil investiga se essa enchente estaria relacionada a barragens situadas acima do bairro, na zona rural de Altamira. No dia 13 de abril de 2009, duas barragens se romperam nessa região e sete bairros da cidade foram inundados.

A construção da barragem de Belo Monte, com a prioridade absoluta que a Norte Energia dá à obra civil da barragem, em detrimento do cumprimento das condicionantes, deixa o povo numa situação completamente vulnerável, argumentam as lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acompanham os atingidos nos baixões de Altamira.

O cronograma da obra está adiantado, com previsão de enchimento do lago para janeiro de 2015. De acordo com relatório do IBAMA, porém, a apresentação de uma solução definitiva para os moradores nas áreas alagadiças de Altamira está pelo menos um ano atrasada.