Inicia encontro histórico dos atingidos por barragens no Paraná

Com a participação de representantes de comunidades atingidas de diversas regiões do Paraná, amigos, aliados, prefeitos, veradores e assessores parlamentares, o Movimento dos Atingidos por Barragens inicia um importante encontro […]

Com a participação de representantes de comunidades atingidas de diversas regiões do Paraná, amigos, aliados, prefeitos, veradores e assessores parlamentares, o Movimento dos Atingidos por Barragens inicia um importante encontro nesta tarde do dia 13 de março, na cidade de Chopinzinho, região sudoeste do Paraná.

A luta histórica de resistência dos atingidos por barragens por terra, pelos direitos e por uma nova política energética foi saudada por todas as lideranças presentes. O prefeito de Chopinzinho, Leomar Bolzzani, reforçou a justa organização dos atingidos e assumiu o compromisso de apoiar as iniciativas do MAB, na luta pela garantia dos direitos, como também contribuir nas políticas de desenvolvimento para a produção de alimentos saudáveis a partir do trabalho dos atingidos.

Entre os temas de debate esteve a denuncia do processo de privatização da água e da energia, ameaçando a soberania nacional. O presidente do SENGE – Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná, Ulisses Kaniak, destacou a necessidade de uma forte unidade entre os atingidos, os trabalhadores do setor energético, a Via Campesina, assim como o apoio das autoridades e entidades para as mudanças necessárias na atual política energética.

Segundo o agrônomo Valdir Duarte, representante da ASSESOAR, as bandeiras expostas hoje pelo MAB, representam todo um processo de lutas históricas da classe trabalhadora brasileira e por isso merece o apoio de todos que lutam no Brasil por uma pátria mais justa e igualitária.

Já o coordenador nacional do movimento, Hélio Mecca, afirmou que a melhor forma de agradecer a todos e todas presentes, atingidos, amigos, organizações apoiadoras, autoridades, é seguir na luta da defesa dos direitos dos atingidos e por um novo projeto energético de caráter popular para o Brasil.

Realidade das áreas do estado

No estado do Paraná existem cerca de 200 potenciais para a construção de barragens e todas as regiões e bacias vivem a disputa entre a cobiça dos grupos econômicos e os trabalhadores que lutam pela defesa do território.

A área alagada por construção de hidrelétricas no estado consomem cerca de 260 mil hectares, o suficiente para estabelecer todas as famílias cadastradas que esperam por terra no estado.

Contato para imprensa:

41 9676 5239 – Jakeline

46 9902 2291 – Robson 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro