Atingidas por barragens iniciam jornada no Vale do São Francisco

Desde o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as atingidas por barragens estão mobilizadas em cinco cidades da região do Submédio São Francisco: Santa Maria de Boa Vista […]

Desde o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as atingidas por barragens estão mobilizadas em cinco cidades da região do Submédio São Francisco: Santa Maria de Boa Vista – PE, Orocó – PE, Curaçá – BA, Sobradinho e Sento Sé – BA. Estes encontros são mais uma ferramenta de fortalecimento das mulheres no processo organizativo, além de fazer parte da Jornada de Lutas que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) organiza em diversos estados do país, próximo ao dia 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

O principal objetivo dos encontros é debater a importância da mulher e seu protagonismo na organização do movimento.  Para a coordenadora regional do MAB, Marta Rodrigues, a importância das mulheres é perceptível em todas as ações do MAB, na resistência às barragens, na luta por direitos e nos processos de organização dos atingidos desde os grupos de base até a coordenação política do movimento. “O empoderamento da mulher atingida é um salto de qualidade na organização e no fortalecimento da luta para a criação da política nacional de direito dos atingidos”, concluiu Marta.

Para Dona Hildelita, atingida pela barragem de Sobradinho, as mulheres atingidas vivem um momento muito importante.  “Eu digo que este é um momento histórico e importante, porque se no período que fomos expulsas de nossas terras e da beira do rio tivéssemos a oportunidade de nos organizar não teríamos passado por tanto sofrimento, mas agora temos a oportunidade de nos organizar enquanto mulheres e como atingidas e isso fortalece a nossa luta, possibilitando avanços em nossas demandas e na nossa pauta pelos direitos, porque o sofrimento dos atingidos de Sobradinho é histórico.”

As ações da Jornada de Lutas do dia 14 de março seguem na região do São Francisco e nas demais regiões do Brasil até o próximo dia 15 de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro