Inicia encontro histórico dos atingidos por barragens no Paraná
Com a participação de representantes de comunidades atingidas de diversas regiões do Paraná, amigos, aliados, prefeitos, veradores e assessores parlamentares, o Movimento dos Atingidos por Barragens inicia um importante encontro […]
Publicado 13/03/2013
Com a participação de representantes de comunidades atingidas de diversas regiões do Paraná, amigos, aliados, prefeitos, veradores e assessores parlamentares, o Movimento dos Atingidos por Barragens inicia um importante encontro nesta tarde do dia 13 de março, na cidade de Chopinzinho, região sudoeste do Paraná.
A luta histórica de resistência dos atingidos por barragens por terra, pelos direitos e por uma nova política energética foi saudada por todas as lideranças presentes. O prefeito de Chopinzinho, Leomar Bolzzani, reforçou a justa organização dos atingidos e assumiu o compromisso de apoiar as iniciativas do MAB, na luta pela garantia dos direitos, como também contribuir nas políticas de desenvolvimento para a produção de alimentos saudáveis a partir do trabalho dos atingidos.
Entre os temas de debate esteve a denuncia do processo de privatização da água e da energia, ameaçando a soberania nacional. O presidente do SENGE Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná, Ulisses Kaniak, destacou a necessidade de uma forte unidade entre os atingidos, os trabalhadores do setor energético, a Via Campesina, assim como o apoio das autoridades e entidades para as mudanças necessárias na atual política energética.
Segundo o agrônomo Valdir Duarte, representante da ASSESOAR, as bandeiras expostas hoje pelo MAB, representam todo um processo de lutas históricas da classe trabalhadora brasileira e por isso merece o apoio de todos que lutam no Brasil por uma pátria mais justa e igualitária.
Já o coordenador nacional do movimento, Hélio Mecca, afirmou que a melhor forma de agradecer a todos e todas presentes, atingidos, amigos, organizações apoiadoras, autoridades, é seguir na luta da defesa dos direitos dos atingidos e por um novo projeto energético de caráter popular para o Brasil.
Realidade das áreas do estado
No estado do Paraná existem cerca de 200 potenciais para a construção de barragens e todas as regiões e bacias vivem a disputa entre a cobiça dos grupos econômicos e os trabalhadores que lutam pela defesa do território.
A área alagada por construção de hidrelétricas no estado consomem cerca de 260 mil hectares, o suficiente para estabelecer todas as famílias cadastradas que esperam por terra no estado.
Contato para imprensa:
41 9676 5239 Jakeline
46 9902 2291 Robson