Militantes do MAB participam de greve geral na Espanha

Militantes do MAB que estão em viagem na Europa participaram hoje (29/03) da sétima greve geral espanhola. Os trabalhadores daquele país protestam contra as reformas trabalhistas impostas pelo governo como […]

Militantes do MAB que estão em viagem na Europa participaram hoje (29/03) da sétima greve geral espanhola. Os trabalhadores daquele país protestam contra as reformas trabalhistas impostas pelo governo como medida para superar a crise.  

Segundo a imprensa espanhola, a greve teve uma adesão de 85% dos trabalhadores. O consumo de eletricidade, um dos indicadores sobre o impacto da greve, caiu 13,% às 5h, 21% às 7h50 e 25% às 9h, segundo dados da Rede Elétrica de Espanha, citados pela imprensa local.

Os militantes do MAB participam das mobilizações que acontecerão em San Sebastian e Pamplona. Segundo eles, o lema da grave é “Eles querem acabar com tudo, vamos nos mobilizar!”, em referência aos compromissos assumidos pelo governo espanhol para salvar os bancos e grandes empresas que estão quebrados.

“Os trabalhadores daqui afirmam que não vão pagar pela crise”, disse Iury Paulino, militante do MAB. Para ele, a pauta dos trabalhadores espanhóis é a mesma dos brasileiros. “Nos sentimos irmanados com a causa dos trabalhadores espanhóis. O que eles reivindicam é o mesmo que estamos lutando no Brasil, não aceitaremos que os trabalhadores peguem pela crise dos especuladores”, finalizou.

A greve geral foi organizada pelos sindicatos espanhóis e na grande maioria das cidades foram feitos piquetes nas principais ruas. Os serviços de transporte e a indústria estão completamente paralisadas.