Nota de apoio do MAB aos trabalhadores da Celpa

Neste momento que os trabalhadores da Celpa (Centrais Elétricas do Pará) estão paralisados, protestando contra a atual situação da distribuidora de energia, que está a beira da falência, o Movimento […]

Neste momento que os trabalhadores da Celpa (Centrais Elétricas do Pará) estão paralisados, protestando contra a atual situação da distribuidora de energia, que está a beira da falência, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta total apoio e solidariedade a estes trabalhadores e trabalhadoras.

Entendemos que a atual situação da Celpa é resultado do desastroso processo de privatização da energia. A privatização foi um dos maiores erros da política brasileira. O patrimônio público foi transferido ao capital privado e tivemos como resultado a demissão em massa de trabalhadores, aumento nas tarifas de energia e a diminuição da qualidade dos serviços.

Ao longo destes anos a empresa foi remetendo o lucro a seus acionistas e foi se endividando, garantindo também altas somas de juro ao capital financeiro. Agora a empresa Celpa esta à beira da falência e os empresários querem, novamente, que os trabalhadores do setor e a sociedade paguem a conta.

Por estes motivos, manifestamos publicamente que somos contrários a qualquer demissão de trabalhadores e diminuição de seus salários pela Celpa. Também não aceitaremos mais aumentos de tarifas nas contas das residências. Não aceitamos que o dinheiro público seja destinado a salvar uma empresa privada a fim de que continue sob propriedade da iniciativa privada. No entanto, defendemos que o Estado Brasileiro, corrija o erro histórico e retome o controle da Celpa, reestatizando-a e reestabelecendo a qualidade do serviço público.

Além disso, condenamos toda e qualquer iniciativa da empresa de aumentar a tarifa de energia. Ou seja, os trabalhadores da Celpa e os consumidores residenciais de energia do estado do Pará correm risco de ter que pagar conta dessa enorme divida e isso não pode acontecer.

Por fim, manifestamos que na próxima semana, estaremos mobilizados na jornada nacional de luta contra as privatizações no setor elétrico e em defesa dos direitos das populações atingidas e desde já nos colocamos a disposição dos trabalhadores e operários da energia em todo o país.

Convocamos toda a sociedade e o povo brasileiro a se colocar em defesa dos trabalhadores da Celpa.

Grande abraço dos atingidos e atingidas por barragens no Brasil 

Contem conosco quando precisarem, certamente seremos solidários em suas lutas.

 

Coordenação Nacional do MAB

 

Água e energia não são mercadorias!