Encontro discute opressão das mulheres na história

Na manhã desta terça-feira (05/04), as participantes do Encontro Nacional das Mulheres Atingidas por Barragens tiveram um espaço de formação sobre o desenvolvimento da sociedade e a opressão de gênero. […]

Na manhã desta terça-feira (05/04), as participantes do Encontro Nacional das Mulheres Atingidas por Barragens tiveram um espaço de formação sobre o desenvolvimento da sociedade e a opressão de gênero. Eliane de Moura Martins, da Coordenação Nacional da Consulta Popular, foi convidada para falar sobre o assunto às mais de 400 mulheres, no Parque da Cidade, em Brasília.

Eliane apontou que a origem da opressão da mulher remonta ao surgimento da propriedade privada. Segundo ela, há cerca de 20 mil anos, homens e mulheres viviam em solidariedade e os filhos eram responsabilidade de todos. No entanto, a sociedade começou a se dividir entre aqueles que caçavam e aqueles que observavam a natureza. Esses últimos aprenderam como a natureza se reproduzia, e descobriram a agricultura.

A propriedade privada surge quando os que caçavam passaram a se apropriar do meio de produção dos agricultores, que eram, em sua maioria, mulheres. Então, o que era produzido por muitos passou a ser de uma pequena parte.

Segundo Eliane, a discussão do papel da mulher na sociedade capitalista faz com que os movimentos sociais assumam a luta do feminismo junto à do socialismo, lutando contra todas as formas de desigualdade social impostas pelo atual modelo capitalista.

A militante Fernanda de Oliveira Portes, atingida pela barragem de Fumaça, em Minas Gerais, afirmou que o capitalismo transformou a mulher em objeto de exploração pela própria sociedade. E, para superar essa condição, é preciso da força das mulheres para lutar junto com os companheiros contra a exploração de classe. “As mulheres do movimento devem carregar a bandeira de libertação, com a tarefa de lutar pela conquista de seus direitos”, afirmou Fernanda.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro