Lançamento da Missão Josué de Castro para alimentar 5 milhões de pessoas
Na próxima segunda-feira, 11 de março, organizações populares lançarão a Missão na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, a partir das 11hs
Publicado 08/03/2024 - Atualizado 08/03/2024
Diante da complexidade dos sistemas alimentares no país e no mundo, e do poder das megacorporações, os movimentos populares brasileiros, mais uma vez, assumem o papel de protagonistas no combate à fome. O propósito da missão, que leva o nome de Josué de Castro, é alimentar 5 milhões de pessoas a partir de sistemas alimentares de base familiar, camponesa, agroecológica, solidária e com o estabelecimento de circuitos curtos de abastecimento.
O lançamento ocorrerá durante o 3º Seminário da Missão Josué de Castro, na Ala Nilo Coelho, no Plenário 2 da sala de Comissões do Senado Federal. O ato terá a participação de Ana Maria de Castro, filha do cientista que nomeia a Missão. O ministro Márcio Macêdo, a frente da Secretaria Geral da Presidência da República, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol São Paulo) e a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Elisabetta Recine, também são nomes confirmados para o ato de lançamento.
Quais ações estruturam a missão?
Segundo os movimentos populares que se somam à tarefa, a articulação de uma ampla rede popular de abastecimento e acesso alimentar; a construção de infraestrutura produtiva, de processamento e integração logística; a transição energética; capacitação e inovação social e tecnológica; a elaboração e efetivação de uma estratégia de comunicação, cultura e arte; e a eficiência na gestão e governança.
Quem foi Josué de Castro?
Nascido no Recife, cidade do nordeste brasileiro, ainda nos primeiros anos de vida, Josué de Castro teve contato com o objeto de seus trabalhos de cientista e de escritor – problema da fome. O cientista comprovou que a fome é resultado da condução econômica, das decisões políticas e da dominação de classe. Ele escolheu o método geográfico para analisar a realidade da fome no país.
Quem constrói a Missão Josué de Castro?
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Central dos Movimentos Populares (CMP), De Olho nos Ruralistas, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Federação Única dos Petroleiros e Petroleiras, Instituto Ibirapitanga, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Joio e o Trigo, Movimento dos Atingidos e Atingidas por Barragens, Mídia
Ninja, Movimento dos Pequenos Agricultores e Agricultoras, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Teto, Pastorais Sociais, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).
Serviço:
Evento: Lançamento da Missão Josué de Castro
Local: Sala de Comissões do Senado Federal – Ala Nilo Coelho, Plenário 2 Data e Horário: 11 de março, segunda-feira, às 9hs
Contato com a imprensa: Mateus Quevedo (61) 9 9684 6455