Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos por Barragens: O caso da UHE de Sobradinho (BA) – Relatório II
O objetivo central desse relatório era apresentar um retrato da dívida social da população atingida pela barragem de Sobradinho. Para tal foram apresentados indicadores do perfil dos moradores e da […]
Publicado 15/11/2022 - Atualizado 17/11/2022
O objetivo central desse relatório era apresentar um retrato da dívida social da população atingida pela barragem de Sobradinho. Para tal foram apresentados indicadores do perfil dos moradores e da habitação que vivem e comunidades que residem. Indicadores de perfil de gênero e juventude não foram apresentados nesse relatório porque ainda não havia conhecimento de quais eram as características gerais da população que estávamos trabalhando. Esperamos agregar esses importantes recortes em publicações futuras relacionadas à análise dessa base de dados, gerada a partir desse trabalho.
Em linhas gerais, esse relatório apresenta informações sobre quais são, do ponto de vista quantitativo, as dimensões das políticas públicas que compõem a dívida social dos atingidos pela barragem de Sobradinho. Ressalva-se que apresentamos muitos dados e indicadores que não mostram dúvidas da existência dessa dívida. Um deles e talvez o mais emblemático é a presença de comunidades atingidas por um projeto para geração de energia elétrica que vive sem acesso a essa energia. Ao todo foram 82 comunidades encontradas nessa situação. Em outros casos as comunidades têm acesso à energia, porém, de forma limitada.
Outras dimensões da dívida social apareceram junto a questões como acesso limitado à água, o isolamento das comunidades, em especial aquelas que classificamos como pequenas e médias, ou ainda em questões como a dificuldade de acesso a bens duráveis, trabalho e renda ou propriedade segura do ponto de vista jurídico.