A luta é feminina
Documento
Metadados
Título da Arpillera
A luta é feminina
Descrição
Essa arpillera mostra as formas de participação que as mulheres têm ou deveriam ter na sociedade, de forma geral, é retratado aqui que as mulheres tem que se posicionar e participar da mesma forma que os homens, não devem se esconder, tem que lutar, buscar seus direitos, entendendo que política se faz em todos os espaços, na comunidade, na família, no grupo de base, na associação, entre outros.
São representados quatro grupos: sindicato, associação, congresso, e grupos de base. No sindicato com as portas fechadas, porque a maioria dos presidentes e diretores são homens, as mulheres ficam de fora, só entram no dia de votar para escolher o novo presidente; no congresso a mulher não tem voz, o espaço é dominado pelo poder do homem; na associação a participação da mulher é muito pouca, devem se inserir e contribuir mais; nos grupos de base é onde a mulher tem mais participação, nas reuniões, nos encontros locais, mas quando é para sair em atividades foram, na maioria das vezes quem vai são os homens, apesar de as melhores terem uma maior participação dentro da comunidade.
Esse reflete o tipo de relações machistas/patriarcais que perduram nas comunidades camponesas. A situação retratada na arpillera não é privilégio dessas atingidas, infelizmente essa é uma situação que se repete em diversas regiões.
Eixo - Tema
Data
abril 12, 2014
Autoras
Coletivo de Mulheres do MAB da Bahia
Cartinha
A participação política das mulheres é imprescindível para a transformação da sociedade. Nessa arpillera trazemos a participação das mulheres nas associações, sindicatos, movimento social ( MAB) e igreja, mas a participação nesses espaços foi conquistado através de muitas lutas e precisamos seguir organizadas para ocupar outros espaços de decisão e poder. Retratamos na peça que a participação das mulheres no congresso nacional é pequena, a grande maioria dos parlamentares são homens e não pensam em políticas para as mulheres, pelo contrário, contribuem para o silenciamento. A segunda boneca na parte superior da peça, aparece amordaçada, ao lado da estrutura que representa o congresso. Ao levantar esse tecido encontra-se o símbolo masculino, representando que o espaço é composto por homens.
Fotógrafo/a
Ianna Falcão
Localização
Secretaria Regional do MAB - São Félix do Coribe
Dimensões
46x47cm
Bloco
Tecendo a Organização
Anexos
-
ESSENCIA FEMININA
MAR lança segundo número da revista enMARcha durante o X Fospa
Movimiento de Afectados por Represas (MAR) divulgou publicação histórica durante mesa sobre transição energética no evento que aconteceu em Belém (PA)
As vozes da floresta se insurgem por um outro Brasil
O “esperançar da Amazônia” foi o mote do 10º Fórum Pan-Amazônico (FOSPA) realizado em Belém (PA)
FOSPA 2022: Declaração PAN-AMAZÔNICA para o cuidado da Amazônia e seus povos
CConheça a Declaração Pan-Amazônica de Belém, lançada no marco do 10º Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA), realizado Belém, na Amazônia brasileira, de 28 a 31 de julho de 2022.
