Nota do MAB sobre a crise hídrica no Rio de Janeiro

O Movimento dos Atingidos por Barragens vem a público manifestar opinião sobre a crise de abastecimento que a população do Rio de Janeiro tem sofrido. Para nós, essa situação é […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens vem a público manifestar opinião sobre a crise de abastecimento que a população do Rio de Janeiro tem sofrido. Para nós, essa situação é resultado de anos de sucateamento, precarização e cortes nas políticas públicas de abastecimento de água e saneamento. Sabemos que o que está por trás desse sucateamento é a disposição do atual governo do estado em levar a cabo a privatização da Cedae, que certamente ocasionará o aumento das tarifas e restringirá o acesso da população pobre ao serviço de saneamento básico, justamente o que ocorreu com a privatização do setor elétrico. 

Cabe lembrar que o atual presidente da Cedae, Hélio Cabral, foi membro do conselho diretor da mineradora Samarco, responsável pelo maior crime ambiental do nosso país com o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Para nós, atingidos por barragens, a conduta do atual presidente na gestão da Cedae é coerente com o seu passado. Cabral foi denunciado pelo Ministério Público Federal e indiciado. Ele era suspeito de ter conhecimento do risco de rompimento da barragem de rejeitos e não tomar providências para evitar a tragédia que matou 19 pessoas e contaminou todo o rio Doce.

No Rio de Janeiro as condições hídricas são bastante frágeis e a progressiva omissão do estado no sentido de propor saídas efetivamente adequadas para essa situação crônica tem criado um ambiente ainda mais precário e imprevisível para o atual momento e para o futuro próximo.

Por isso, defendemos a importância da manutenção da Cedae estatal e pública, com investimentos em recuperação de mananciais, saneamento e sistemas de distribuição. Para tanto, faz-se fundamental retornar os investimentos, a recomposição de quadros e a integração de toda a comunidade para que possamos sim tratar deste tema de forma séria e definitiva.

 

Águas para a vida. Não para a morte!

 

Água e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/02/2020

A Vale Destrói, o Povo Constrói! Contribua na construção da Casa Solidária

Projeto para construção da casa de uma família atingida pelo crime da Vale, Samarco e BHP em Mariana