Atingidos resistem junto a petroleiros em greve no Rio de Janeiro

Uma coisa está clara nessa greve dos petroleiros: a luta deles é a luta de todos nós. Amplos setores e categorias da classe trabalhadora estão participando ativamente das lutas em […]

Uma coisa está clara nessa greve dos petroleiros: a luta deles é a luta de todos nós. Amplos setores e categorias da classe trabalhadora estão participando ativamente das lutas em todo o país em defesa da Petrobrás e da Soberania Nacional, numa jornada de luta que completa hoje (04.02) cinco dias. 


Fotos: Coletivo de Comunicação do MAB. 

 

Desde sexta feira (31) movimentos populares e sindicatos acampam junto à Federação Única dos Petroleiros (FUP) frente ao EDISE, edifício sede da estatal no Rio de Janeiro. Cinco dirigentes da Federação ocupam bravamente o quarto andar do prédio, numa mesa permanente de negociações que até agora só recebeu negativas e maus tratos da diretoria da empresa. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está presente no acampamento. Silas Evangelista, agricultor de Cachoeiras de Macacu (RJ) e militante do Movimento, afirmou que esta luta “é contra a privatização da Petrobrás, mas também de todas as estatais, porque sabemos o quanto isso tem duros impactos na vida das trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”. 

 

Silas, agricultor e militante do MAB, afirma que a privatização traz duros impactos na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

 

E apontou uma outra grande preocupação: “Nós, que somos agricultores, da zona rural, sabemos que o fechamento da Fafen (Fábrica de fertilizantes que será desativada no Paraná) vai interferir diretamente na vida do produtor rural. Se a fábrica de Ureia que temos no Brasil deixa de produzir vamos a passar a comprar fora. Em tempos em que se torna cada vez mais rigoroso o processo de produção, em tempos em que o governo está cobrando de nós mais rigorosidade na produção, aumentar o preço dos combustíveis e aumentar o preço da Ureia é muito complicado para os trabalhadores rurais”. 

O fechamento da fábrica e a demissão de mil trabalhadores é uma das principais reivindicações dos petroleiros. Paulo Neves, diretor da FUP, afirmou que o acampamento se mantém firme  “em apoio irrestrito aos cinco bravos dirigentes da FUP que estão no quarto andar desse prédio em plantão permanente, aguardando que a empresa reabra o diálogo e cumpra com nosso acordo coletivo, que restringe a demissão em massa. Eles precisam negociar com o sindicato, e assim a gente poder evitar a demissão dos mil trabalhadores da Fafen Paraná”.

Mas a pauta de reivindicações da greve não abrange só questões corporativas, Neves afirma: “Essa greve nacional dos petroleiros é acima de tudo uma greve pela soberania e contra a desindustrialização do país. O petróleo é um recurso importante e deve estar à serviço do povo brasileiro. Queremos uma política justa de preço de derivados: um gás de cozinha que a dona de casa possa pagar, um combustível que o trabalhador possa pagar”.

Conversamos com militantes de outras organizações e movimentos populares e sindicais que compõem o acampamento, e que explicam porque estão se somando nesta luta. 

 

Sheila Nobre e Cida Mattos, da CMP. 

Cida Mattos, da Central dos Movimentos Populares (CMP) destaca a importância da unidade neste momento difícil do país: “Estamos aqui para acompanhar a greve dos companheiros petroleiros, e das companheiras, acreditando na unificação das lutas de todos os movimentos e categorias. É fundamental que a luta seja unificada para transformar o nosso país. A Petrobrás é uma estatal brasileira que é nossa, e não tem que ser entregue a nenhum capitalismo estrangeiro, tem que permanecer nas mãos do povo brasileiro”.

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) está presente com jovens militantes de várias regiões do Brasil. Kátia Silva, militante do Movimento,  explica que a greve “é de grande importância porque a possibilidade de privatização da Petrobrás afeta tanto o campo quanto a cidade, afeta a população de forma geral”, ela afirma “é pela Soberania Nacional, e quando a gente fala de Petrobrás a gente fala de Soberania Nacional. Privatizar a Petrobrás é atentar contra ela”. 

 

Juventude do MPA na Vigília em defesa da Petrobrás.

Maíra, do Levante Popular da Juventude, disse que o movimento está junto aos petroleiros porque essa é uma luta “fundamental para o povo brasileiro”. O que está em jogo, afirma “são nossas riquezas e nosso futuro. A Petrobrás historicamente teve um papel fundamental nesse sentido, e é uma tarefa da juventude defendê-la”. 

Eletricitários de várias regiões do Brasil estão em luta na capital carioca. Leandro Serpa, do Sindicato dos Eletricitários (Sinergia) em Santa Catarina é um deles: “Estamos aqui em defesa da Petrobrás e do setor elétrico brasileiro, que também é vítima desse conluio para a privatização entre o Paulo Guedes e todo esse governo golpista. Estamos e estaremos na luta em todas as frentes para defender a nossa soberania”.  

Idison, do MUCA, presente na Vigília contra o desmonte das empresas estatais.  

Idison, do Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) afirma que estão lutando contra “o desmonte que o Governo Federal vem fazendo no nosso país”.  E descreve o contexto:  “ao mesmo tempo em que desmonta com suas reformas retrógradas, colocando às pessoas para a informalidade, persegue os camelôs que tanto batalham pela sobrevivência por causa dos desmandos do próprio governo. Somos a segunda maior força de trabalho desse pais, somos 38 milhões e não podemos aceitar a criminalização. Estamos aqui de braços dados com os petroleiros do nosso Brasil, porque queremos um país e um futuro melhor para toda a classe trabalhadora”.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio de Janeiro também está lutando na Vigília junto aos petroleiros.


Arlane Lima, Urbanitário do Maranhão, afirma que a Petrobrás “é uma empresa que ajuda o país a crescer cada dia, e representa muito da nossa estrutura nacional, que está sendo desmanchada”, e agrega: “o povo brasileiro começa a se manifestar contra esse processo, e jamais vamos a abdicar do direito de tê-la como uma empresa nacional”. 

A professora Valdete Moreira, chegou ao Rio de Janeiro desde o Rio Grande do Sul. Pertence ao Sindicato CPERS, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e afirma: “entendemos que a luta é de todos. A privatização de um setor interfere em todos os outros setores. Por isso não podemos ter uma luta corporativista só dos petroleiros ou só da educação. Precisamos unificar e internacionalizar a luta, e entender que defender a Petrobrás é defender o Brasil. Água, Mulheres, Educação e Energia não são mercadorias”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro