Frente Brasil Popular promove curso sobre Sindicalismo Popular em Rondônia

O objetivo é formar lideranças dos movimentos sobre a realidade política brasileira, estudar a teoria e os método do trabalho de base Nos dias 8 e 9, em Porto Velho, […]

O objetivo é formar lideranças dos movimentos sobre a realidade política brasileira, estudar a teoria e os método do trabalho de base

Nos dias 8 e 9, em Porto Velho, foi realizado o curso ‘Sindicalismo Popular’ – Etapa I, que visa aprofundar a leitura da realidade brasileira, estudar a teoria e método de trabalho de base e qualificar um grupo de formadores no estado de Rondônia, em um processo de formação unitário e continuada, com assessoria do educador popular Ranulfo Peloso do Centro de Educação Popular – CEPIS.

De acordo com Ranulfo: “nós não somos iguais, mas estamos juntos pela compreensão e pela necessidade. Nossa proposta, nossa utopia, nosso sonho é a construção de uma nova ordem social, onde todos nós trabalhadores sejamos felizes, irmãos e livres. O que une é a consciência de classe trabalhadora. Não existe formação sem ação, e não existe formação e ação sem organização”.

O curso contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos e, para além da capital, mais de sete municípios participaram dos dois dias de formação, que foi realizado no Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia – SINDUR.

Para Mateus Pereira, do Movimento Sem Terra da cidade de Nova União, o “curso atendeu as minhas expectativas, a formação teve uma nova dinâmica do diálogo com o povo, de forma que a nossa população possa contribuir com a luta. Também houve momentos em que o palestrante contribuiu para a proximidade dos sindicatos e movimentos sociais”.

A segunda etapa do curso tem previsão para a segunda quinzena de agosto, em Porto Velho. A comissão organizadora convida os militantes que tem o interesse de participar da formação continuada, que entre em contato com a Operativa da Frente Brasil Popular – RO para realizar sua inscrição.