Atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho apresentam reivindicações para empresa

Comunidade Parque das Cachoeiras se reuniu na última terça, 05 de fevereiro, em assembleia com moradores e membros de orgão públicos, como defensoria e ministérios publicos estaduais e federais, MAB […]

Comunidade Parque das Cachoeiras se reuniu na última terça, 05 de fevereiro, em assembleia com moradores e membros de orgão públicos, como defensoria e ministérios publicos estaduais e federais, MAB e Representantes da Vale.

 

Os atingidos cobram da Vale resposta de uma pauta emergencial exigida pela comunidade em reunião no domingo (03/02). A propostas debatidas foram de apoio financeiro emergecial inicial e mensal para os custos das famílias até que a situação de trabalho e vida se estabilizem. 

Representante da Vale na região afirmou que a empresa “precisa de mais informações sobre as pessoas afetadas pela lama para a empresa avaliar os pedidos”. O Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB aponta que neste momento a Vale não deve realizar cadastramento das famílias que apontem as perdas após o crime, posicionamento apoioado pelo Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

 

Tal definição já foi tomada judicialmente no dia 28 de janeiro, proibindo a empresa criminosa de ealizar tal cadastramento. Os atingidos ficaram exaltados pela falta de respostas e pediram urgência aos orgão públicos para cobrar as repostas. 

Ao fim, a comissão apresentou nova proposta. Assessoria técnica especializada e independente, 1 salário mínimo por atigido, 50% por adolescente, 25% por criança e dependente + o valor da cesta basica.

A exigência da comunidade foi descrito em um documento que se chama TAP – Termo de acordo preliminar. Ele foi construido pelos Ministerios Publicos estadual e federal, Defensoria Pública, MAB, comissões de atingidos e Advocacia Geral do Estado. Nova audiência às 14h de quarta debate o documento.  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro