MAB lança documentário sobre vida e saúde dos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão

Em depoimentos, atingidos relatam problemas de saúde, intoxicação por metais pesados e denunciam atuação das mineradoras em fundação responsável pela reparação das vítimas. Neste 5 de fevereiro de 2019, o […]

Em depoimentos, atingidos relatam problemas de saúde, intoxicação por metais pesados e denunciam atuação das mineradoras em fundação responsável pela reparação das vítimas.


Neste 5 de fevereiro de 2019, o crime das mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton, na Bacia do Rio Doce, completa 3 anos e 3 meses de impunidade. O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão não deixou apenas o rastro de destruição causado pelos mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Por todos os 600 quilômetros por onde a lama passou, atingidos das 39 cidades entre Minas Gerais e Espírito Santo relatam problemas de saúde causados pelo rompimento e também denunciam a atuação das mineradoras dentro da entidade responsável pela reparação das vítimas. No documentário, RENOVA: O crime é periódico o Movimento dos Atingidos por Barragens traz um panorama sobre as consequências dos rejeitos para a saúde dos moradores e a perpetuação do crime até os dias atuais.

SAÚDE: intoxicação, epidemias e transtornos psicológicos

Em 2017 e 2018 o Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Universidade de São Paulo e o GreenPeace realizaram exames de saúde em moradores de Barra Longa, um dos municípios mais afetados pela lama. As análises apontaram diversos problemas recorrentes: 40% dos entrevistados, apresentaram problemas respiratórios (para as crianças de 0 a 13 anos, o índice alcançou 60%) e 15,8% dos entrevistados estão com afecções de pele. Mais de 80% dos atingidos, que participaram do levantamento apresentaram sintomas de problemas emocionais. A insônia é o mais frequente, atinge 36,9% dos entrevistados, inclusive crianças entre 6 a 13 anos (taxa de 19%).

Além destes relatórios, exames de sangue realizados em 11 moradores de Barra Longa comprovaram alto nível de níquel no organismo dos atingidos. A substância é capaz de causar doenças de pele, queda de cabelo entre outras doenças. Os exames, foram realizados pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e confirmaram também a contaminação por arsênio e nível de zinco abaixo do necessário para o corpo humano.

Ferimentos na pele de criança atingida pela lama de rejeitos da Samarco/Vale e BHP Billiton.

Foto:Mídia Ninja

 

RENOVA: A criminosa “cuidando” das vítimas

Neste documentário o Movimento dos Atingidos por Barragens expõe um Raio X não só da saúde dos moradores, mas também da Fundação Renova, entidade responsável pela reparação das vítimas. Atingidos, entidades e juristas relatam a atuação da entidade, que age em favor das mineradoras e negligencia todos os direitos dos atingidos. Para se ter uma ideia, o reassentamento da cidade de Bento Rodrigues, distrito totalmente devastado pela lama, só teve 1 casa construída. Ainda hoje, há municípios que são abastecidos por caminhão pipa.

Além dos depoimentos dos atingidos, o documentário também conta com entrevistas das pesquisadoras Dra. Evagelina Vormittag e a Professora Dulce Maria e do Procurador da República do Ministério Público Federal, Dr. Helder Magno da Silva.

BRUMADINHO: O crime se repete

Novamente Minas Gerais e o Brasil enfrentam um novo crime ambiental. Os atingidos que tiveram contato com a lama da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, já apresentaram sintomas de saúde, como coceiras, náuseas e feridas na pele. Os rejeitos da Vale já contaminaram o Rio Paraopeba e devem comprometer também o Rio São Francisco, um dos principais recursos hídricos do país, que banha mais de 500 municípios brasileiros. Cerca de 18 milhões de pessoas devem ser prejudicadas com a contaminação desse leito. Mais do que nunca é imprescindível investigar, refletir e descobrir quais as implicações com o contato e ingestão da lama e da água contaminada.

 

SERVIÇO À IMPRENSA

Documentário: “RENOVA: O crime é periódico”

Lançamento: Terça-feira (05/02) – 19h no horário de Brasília. 

Acesso: [email protected]

Assessoria: Kelvim (31) 98803-6180

 


 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro