Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia apoia Greve dos Petroleiros

A nota da POCAE defende o diálogo transparente entre trabalhadores, sindicatos e gestores, a preservação dos direitos trabalhistas e a destinação dos recursos do petróleo para áreas sociais

Reprodução: Federação Única dos Petroleiros (FUP)

Composta por movimentos populares, sindicatos, partidos e organizações que debatem um Projeto Energético Popular para o Brasil, a Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCAE) declara apoio à greve dos petroleiros.

Leia a nota na íntegra:

Nós, da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia – POCAE, expressamos nossa solidariedade à Greve Nacional dos Petroleiros, uma mobilização legítima em defesa de direitos fundamentais e da soberania do povo brasileiro.

A categoria petroleira, essencial para o desenvolvimento do país, reivindica condições justas de trabalho, valorização profissional e respeito aos processos de negociação coletiva.

A greve reflete a resistência de medidas que fragilizam o caráter público da Petrobras e os trabalhadores insistem que recursos deveriam ser investidos em políticas sociais. Enquanto a empresa registra lucros bilionários, é urgente garantir que os frutos desse patrimônio nacional revertam em melhorias para a população, como educação, saúde e redução das desigualdades, e não remessas de lucro para acionistas estrangeiros. O petróleo, riqueza do nosso povo, deve ser explorado de forma soberana e seus recursos precisam ser destinados às áreas sociais, como educação pública, saúde de qualidade e combate às desigualdades.

Defendemos:

Diálogo transparente entre trabalhadores, sindicatos e gestores;

Preservação dos direitos laborais e das condições dignas de trabalho;

Destinação dos recursos do petróleo, principalmente, para saúde, educação e responsabilidade social.

Chamamos os movimentos populares, sindicais e toda a sociedade a se unirem em defesa da Petrobras como empresa pública e símbolo da soberania nacional. A luta dos petroleiros é a luta de todos que acreditam em um Brasil justo e desenvolvido.

Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Brasil, 26 de março de 2025

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/03/2025 por Coletivo de Comunicação MAB RO

MAB ocupa prefeitura de Porto Velho e realiza reunião com prefeito para criar canal de diálogo

Movimento busca comunicação com a nova gestão da prefeitura para discutir problemas relacionados às secas e enchentes nas comunidades ao longo do Rio Madeira

| Publicado 06/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos por Belo Monte e trabalhadores da Norte Energia protestam por direitos

Entre as reivindicações estão questões trabalhistas, demandas de indenização e o reassentamento de famílias atingidas pela inundação da área da lagoa do bairro Jardim Independente I em Altamira (PA).

| Publicado 23/11/2017 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Em Correntina (BA), atingidos contrapõe agronegócio predatório

Através de projetos de agroecologia, atingidos mostram outra faceta de produção na região que sofre com conflitos pela água