5 anos do crime de Brumadinho: atingidos cobram regulamentação da lei estadual de proteção

Para os atingidos, a regulamentação efetiva da legislação, sancionada há 3 anos, só ocorrerá com participação popular

Sem reparação ambiental, Rio Paraopeba segue levando lama tóxica para a população ribeirinha em Minas Gerais. Foto: Joka Madruga

Neste 25 de janeiro, o crime da Vale na Bacia do Paraopeba e Três Marias completa 5 anos. O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão derramou 12 milhões/m³ de rejeitos de minério de ferro por 400 km de calha do Rio Paraopeba até chegar à represa de Três Marias. A estimativa é de que mais de 1 milhão de pessoas foram atingidas pelos impactos da lama. 

Em 2021, após intensas mobilizações e pressão popular, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou a Lei nº 23.795 que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB). Entre outras coisas, a lei caracteriza quem são as populações atingidas por barragens, qualifica os danos que estas populações vivenciam e determina formas de reparação. No entanto, desde a sua promulgação, o texto está parado. Após três anos, a regulamentação da normativa ainda está em seus trâmites iniciais e sequer saiu do Grupo de Trabalho proposto dentro do governo. Com isso, até o momento, o debate segue restrito ao executivo mineiro.

Além de celeridade na aplicação da lei, a preocupação dos atingidos é que o governo de fato garanta a participação popular no processo de regulamentação da PEAB, como está previsto na legislação. “Somente os atingidos conhecem a realidade em que vivem e sabem o que é fundamental garantir para que a PEAB seja efetivamente uma lei que traga segurança ao povo”, pontua Fernanda Portes, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Articulação com o Governo Federal

A participação popular também é uma reivindicação dos atingidos no processo de regulamentação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), sancionada em dezembro.

Na próxima quarta-feira (24), representantes do governo federal e de instituições de justiça, como o Ministério Público, se reunirão com os atingidos de Mariana e Brumadinho para debater o uso da PNAB em ambos os crimes e o processo de regulamentação da lei.

Programação 

24/01 

8h Debate com o governo federal sobre a aplicação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) nos casos de Mariana e Brumadinho.

Local: Faculdade de Direito da UFMG (BH)

14h  Ato pela regulamentação da Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB).

Local: Praça da Liberdade (BH)

25/01

10h Ato em memória das 272 joias 

Local: Letreiro de Brumadinho 

11h Ato e celebração ecumênica em memória das 272 Joias

Local: Córrego do Feijão 

11h MAB participa de intervenção na Av. Paulista em São Paulo em conjunto com o Coletivo (se) cura humana e Avabrum

Local: Av. Paulista em São Paulo (SP)

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/07/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Organizações sociais protestam contra projeto de Rodoanel metropolitano em Belo Horizonte (MG)

MAB se posiciona contrário à obra que será executada com recursos provenientes de acordo feito entre o governo do estado e a mineradora Vale, como pagamento pelos danos decorrentes do crime de Brumadinho (MG). Movimento defende o investimento do recurso em obras sociais e moradia popular.

| Publicado 23/01/2024 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em seminário, familiares das vítimas de Brumadinho (MG) pedem o fim da impunidade para criminosos

Atividade organizada pela AVABRUM também contou com a presença de parentes das vítimas dos crimes de Mariana (MG) e Maceió (AL)

| Publicado 25/01/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Lindaura Prates: Os atingidos pela lama de Brumadinho pedem justiça

4 anos após rompimento da Mina do Córrego do Feijão, atingidos relatam que impactos do crime aumentam a cada ano de impunidade