Em caminhada no Círio, militantes pedem força à Nossa Senhora de Nazaré para seguir defendendo a Amazônia

Na quinta-feira (05) MAB e MST realizaram a caminhada dos Militantes (PA) em homenagem à padroeira do Pará

No segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, é dia de celebrar uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil: O Círio de Nazaré. A procissão que homenageia Nossa Senhora de Nazaré arrasta milhões de pessoas nas ruas da capital. A festa se expande e apresenta diversas formas de expressar devoção e renovação da fé. O circuito de eventos, conta com uma festa GLBTQIA+, chamada Chiquita, que acontece logo após a passagem da santa peregrina, na romaria cujo nome é trasladação. Entretanto, talvez a maior característica deste período seja a presença de um sentimento de esperança, de bem comum que paira sobre a cidade nessa época. Muitas manifestações de solidariedade, distribuição de água, comida e até massagem para os promesseiros. Não à toa é chamado de “Natal dos paraenses”. Outra tradição dessa época são os traslados na BR em homenagem à padroeira. O Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), realizaram pelo terceiro ano a caminhada dos militantes, uma homenagem daqueles que acreditam na justiça social, sonham e têm esperança. 

Nesta quinta-feira (04), militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) saíram em caminhada, da entrada do município de Benevides (PA), rumo à Basílica de Nazaré, em Belém (PA). Neste ano, a atividade contou também com a participação da deputada estadual Lívia Duarte (Psol).

35 km foram percorridos. Os militantes chegaram durante a madrugada, em frente a Basílica de Nazaré. A caminhada simboliza a crença em um mundo melhor, na reconstrução de um Brasil mais justo, um país com justiça social e com menos empreendimentos predatórios.

A caminhada pela Br até a igreja onde a imagem da Santa chega, após o Círio, faz parte do circuito tradicional de manifestações de fé desta época. A tradição iniciou a partir de promesseiros que vem caminhando dos interiores. O trajeto é marcado por muita superação e fé. Carlinho Luz (MST)  faz a caminhada há oito anos por conta de uma promessa alcançada, “era para eu caminhar um ano e aqui estou eu indo para o oitavo ano e o terceiro ao lado do MAB. Enquanto eu tiver força eu vou caminhar”, afirma o militante.    

Carlinhos ainda afirma que o sentido da caminhada é por acreditar em panorama com mais humanidade e dignidade na Amazônina, “a gente caminha primeiro por vários motivos, mas um deles principal é que a gente sabe que a fé que envolve todo o Círio de Nazaré, do povo paraense, tem muito a ver com a luta dos movimentos sociais dessa região da Amazônia, especificamente aqui no estado do Pará, que enfrenta muita violência, muitos assassinatos no campo e a gente traz nessa caminhada a força da nossa luta, mas também sabe que Nossa Senhora quer um mundo mais justo, onde as pessoas possam viver feliz e de forma fraterna numa sociedade igualitária”, finaliza Carlinhos. 

Para Jaqueline Damasceno o sentido da caminhada é buscar forças para continuar a defender os rios, as populações atingidas e a natureza, “Eu estou caminhando porque Nossa Senhora de Nazaré é a rainha das águas, é a rainha da Amazônia e ela nos dá muita força para que a gente continue defendendo as nossas raízes. Nossa Senhora de Nazaré nos dá essa força de lutar pela Amazônia”, conclui.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/08/2023 por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Atingidos por barragens terão participação ativa na Cúpula da Amazônia

Entre os dias 4 e 9 de agosto, mais de 300 atingidos dos estados da região amazônica seguem rumo a Belém (PA), onde participarão de diversas atividades além da programação oficial da Cúpula

| Publicado 25/07/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Movimento dos Atingidos por Barragens realiza II Encontro dos Atingidos da Amazônia

Encontro em Belém antecede a X edição do Fospa e contará com a presença de 300 de atingidos e atingidas da Amazônia

| Publicado 22/09/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Dia da Árvore: Cuidar de nossas árvores é cuidar da vida!

MAB realiza ação com roda de conversa sobre preservação e diversidade da Amazônia em Belém (PA)