Confira cinco iniciativas da Juventude em Luta rumo ao Acampamento Nacional
Lançamentos, atividades culturais e as assembleias são algumas das ações em preparação para o Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”
Publicado 26/09/2023 - Atualizado 26/09/2023
De norte a sul do país, a juventude do campo, das águas e das florestas, organizadas na Via Campesina Brasil, tem construído um conjunto de ações em seus territórios, municípios e estados em preparação para o Acampamento Nacional “Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular”.
O Acampamento acontecerá no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a presença de cerca de 5 mil jovens de todo o Brasil, entre os dias 13 e 17 de outubro.
A expectativa com o evento é grande e, para isso, a Juventude tem organizado atividades que possam contribuir na mobilização, na agitação em torno dos principais temas que serão debatidos no acampamento e na arrecadação de recursos para garantir a participação em Brasília.
1. Atividades de Lançamento
Por aqui o que conta é a criatividade. A juventude tem se desafiado em realizar atividades culturais, políticas e de formação com o objetivo de posicionar a realização do Acampamento no calendário de mobilização dos movimentos e organizações populares da Via Campesina Brasil.
Para isso, intervenções em reuniões e até mesmo a realização de eventos têm contribuído para esse processo de agitação. No último dia 22, por exemplo, no Armazém do Campo (PA), aconteceu o lançamento do Acampamento com apresentações musicais de Tião, Prog MC, DJ Jack Sainha e do grupo Forró Encantado. A noite foi de muita animação e dança.
A ideia é que esse tipo de iniciativa possa acontecer nos quatro cantos do país.
2. Assembleias da “Juventude em Luta”
Com mística e animação, algumas atividades de organização e mobilização do Acampamento tem acontecido, com o objetivo de atuar na capilaridade do debate que a juventude tem protagonizado neste último período. Inclusive, apontando desafios e as perspectivas da juventude acerca de temas como a crise ambiental, emprego e renda, a agroecologia, o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis, entre outros.
No último dia 2, por exemplo, 200 jovens de vários movimentos populares do campo, realizaram a Assembleia Nacional da Juventude da Via Campesina, de forma online. A partir dela, a sinalização é que outros espaços auto organizados da juventude possam impulsionar debates e a mobilização para o Acampamento.
3. Comercialização dos produtos “Juventude em Luta”
Os jovens da Via Campesina Brasil não param de criar. Bonés, bandeiras, camisetas, ecobags e alimentos da agricultura familiar fazem parte dos produtos comercializados para arrecadar recursos.
Um exemplo tem sido a organização de produtos do MST em frente à Associação Comercial do Jaraguá, em Maceió (AL). No dia 23 a juventude montou uma banquinha de produtos e as vendas cumpriu o objetivo de arrecadar dinheiro para garantir a participação dos jovens alagoanos no Acampamento.
4. Apresentação culturais
Se tem festa, tem juventude organizada. Uma outra forma de agitação e propaganda do Acampamento Nacional tem sido as ações culturais em torno do evento.
A Via Campesina tem aproveitado espaços diversos e atividades culturais para posicionar o Acampamento na centralidade, garantindo animação, organização, luta e muita confraternização. A juventude do campo, das águas e das florestas está montando uma agenda de atividades nos eventos de suas organizações e na rede Armazém do Campo para fortalecer o processo de construção do Acampamento, focando na articulação com parceiros e amigos.
5. A juventude tá nas redes sociais
As redes sociais com certeza são uma trincheira de mobilização e trabalho da juventude para o Acampamento Nacional. Com criatividade, a Via Campesina Brasil tem ocupado as redes, através da hashtag #JuventudeEmLuta, com o objetivo de massificar o processo de construção, articulação e debate em torno do evento.
Para impulsionar ainda mais os conteúdos produzidos pela juventude, o Acampamento Nacional está no instagram e no facebook com o perfil “Juventude em Luta”. Por lá, os jovens poderão ter acesso a conteúdos exclusivos como programação, presenças confirmadas, orientações diversas, informações gerais e muita luta.
Instagram: https://www.instagram.com/juventudeemluta_/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61551243785493facebook
*Wesley Lima é integrante do Coletivo Nacional de Comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
**Editado por João Carlos