NOTA | MAB se solidariza com a comunidade de Monte Cristo após rompimento do reservatório da Casan em Florianópolis
Rompimento de reservatório de água, construído em 2022, destruiu casas e deixou famílias desabrigadas na capital catarinense nesta manhã, 6
Publicado 06/09/2023 - Atualizado 06/09/2023
Por volta das 2h da manhã desta quarta-feira, 6, o reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), localizado no bairro Monte Cristo, se rompeu. Diversas casas e carros foram destruídos e famílias ficaram desabrigadas.
A barragem, que comportava aproximadamente 8 milhões de litros d’água, foi construída em 2022 no no bairro continental de Florianópolis (SC). Há dois anos e meio, outra barragem da Casan se rompeu na Barra da Conceição, atingindo dezenas de famílias da capital.
Tragédias como essas são anunciadas, pois os reservatórios são construídos muito próximos a áreas residenciais, colocando em risco as comunidades do entorno.
É importante destacar que a Casan é uma empresa pública, que deve estar a serviço da população. Também vale lembrar que a tragédia em Monte Cristo ocorre em um cenário em que ganha força uma agenda privatista no Brasil, que inclui a recente lei 14.026/20 (novo marco regulatório do saneamento) e o PL 495/2017 (mercado de águas), que são as vias concretas pelo qual o capital se apropriará do setor de saneamento e das reservas naturais de água em nosso país.
O MAB se solidariza com os atingidos e atingidas e cobra providências de reparação pelas perdas das famílias com urgência.