DNIT reconhece cerca de 100 famílias atingidas por obras na Transamazônica em Altamira (PA)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá realocar e indenizar moradores de Altamira que moram às margens da rodovia Transamazônica, no perímetro urbano do município
Publicado 26/05/2023 - Atualizado 21/08/2024
No início do ano, as famílias atingidas pelas obras de manutenção na rodovia Transamazônica, no trecho de Altamira (PA) procuraram o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para denunciar que estavam sendo notificadas pelo DNIT para saírem de suas casas em um prazo de 30 dias sem nenhum tipo de compensação. A partir da organização no MAB, as famílias cobraram acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Prefeitura Municipal de Altamira.
Após a Jornada de Lutas do MAB, entre os dias 06 a 17 de março, as famílias foram cadastradas pelo DNIT e, agora, a partir do ofício nº 72780/2023/SRE – PA, a Superintendência Regional do DNIT no Pará reconheceu que irá realocar os moradores de cerca de 100 casas e irá oferecer o tratamento da indenização.
Para Tainá Silva, moradora e coordenadora do grupo de atingidos do MAB na comunidade, é fundamental que o DNIT e o Governo Federal apresentem um cronograma para o início das negociações. Tainá também destaca a necessidade da Defesa Civil, a Prefeitura e o Ministério Público Federal fiscalizarem as obras nessa localidade, para que sejam garantidos também o direito à moradia das famílias que vem em área de risco.
Para a moradora Keyziane Cristina, a luta foi muito importante: “eu conheci o MAB ainda no ano passado, quando nós, moradores, fechamos esse trecho da Transamazônica para reivindicar 300 metros de asfalto. E foi, a partir da luta do MAB, junto ao governo do estado e da prefeitura, que nós conseguimos. Agora, espero que possamos receber uma indenização justa que garanta o nosso direito à moradia”.
Nessa quinta-feira (25), o MAB realizou duas reuniões na comunidade para mobilizar os grupos de atingidos para participarem do Encontro de Atingidos por Belo Monte, que acontecerá entre os dias 01 e 02 de junho, em Altamira.