Integrante do Comitê de Solidariedade ao MAB recebe prêmio nos EUA

Rob Robinson, integrante do Comitê de Solidariedade ao MAB e ao MAR nos Estados Unidos, recebeu o prêmio Oscar Romero de Direitos Humanos, concedido pelo Centro de Direitos Humanos da […]

Em conjunto com MAB, MST e outros integrantes do comitê de solidariedade, Rob recebe prêmio nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Rob Robinson, integrante do Comitê de Solidariedade ao MAB e ao MAR nos Estados Unidos, recebeu o prêmio Oscar Romero de Direitos Humanos, concedido pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Dayton.

A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira (24), dia do martírio de Oscar Romero, na Universidade de Dayton, em Ohio. O MAB esteve presente na cerimônia.

Rob é um ativista da luta por moradia e contra os despejos que vive em Nova York. Ele foi reconhecido por sua luta tanto junto a comunidades locais quanto internacionalmente. Um fator destacado é sua atuação junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e também ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil.

Atualmente, Rob é coordenador EUA-Canadá da International Allance of Inhabitants, que reúne 12 mil integrantes em todo o mundo.

“Esse prêmio é significativo para mim e para meus camaradas do MAB pelo que Oscar Romero representa, então sigo os passos deste líder que protegeu os direitos do povo da América Latina”, afirmou Rob.

Rob já esteve no Brasil algumas vezes. Ele passou um período na região atingida pela hidrelétrica de Belo Monte, na Amazônia brasileira, e também participou da Jornada de Lutas de 1 ano do rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais.

LEIA MAIS: REFLEXÕES SOBRE UM DOS PIORES CRIMES SOCIOAMBIENTAIS DO BRASIL SOB UMA ÓTICA INTERNACIONAL

Sobre o prêmio

O prêmio Oscar Romero de Direitos Humanos foi criado no ano 2000 e vem premiando as mais diversas iniciativas, individuais ou coletivas, na defesa dos direitos humanos não só nos EUA, mas em outros lugares do mundo.

A premiação homenageia a memória do arcebispo salvadorenho Santo Oscar Romero, que foi assassinado enquanto celebrava a missa, por um atirador de elite do exército de São Salvador treinado na Escola das Américas, em 24 de março 1980.

Conteúdos relacionados
| Publicado 19/05/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de encontro no País Basco com organizações que lutam contra transnacionais violadoras de direitos

Movimentos sociais latino-americanos e espanhóis reforçam solidariedade internacional e articulam ação conjunta contra empresas espanholas

| Publicado 08/06/2020

“Ninguém vai para casa até conseguirmos mudanças”, afirma militante negro estadunidense

Robert Robinson, integrante do movimento Take Back the Land comenta os protestos recentes, as demandas do povo negro estadunidense e os desafios frente a situação de pandemia do novo coronavírus e as eleições presidenciais nos EUA, marcadas para novembro desse ano

| Publicado 10/11/2020 por Daniel Giovanaz / Brasil de Fato

Biden e a Amazônia: manutenção da agenda de Salles ou nova forma de intervenção?

Bolsonaro ainda não saudou o novo presidente dos EUA, mas deve fazê-lo “na hora certa”, segundo as palavras de Mourão