Reestatização da Eletrobras é possível e urgente, dizem membros de GT de Transição

Privatização do controle da companhia de energia tende a aumentar contas de luz em até 25%

Eletricitários pedem reestatização da Eletrobras. – Foto: Roberta Quintino

Dois membros do grupo técnico montado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para analisar a área de Minas e Energia defenderam em entrevistas ao Brasil de Fato a reestatização da Eletrobras, cujo controle foi vendido à iniciativa privada durante o último ano do governo do presidente de Jair Bolsonaro (PL).

Robson Formica, membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e Ikaro Chaves, diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras (Aesel), são favoráveis a uma decisão política em busca de uma reversão do negócio fechado oficialmente em junho, quatro meses antes da eleição.

::Com privatização da Eletrobras, Brasil compra energia mais cara e poluente de termelétricas::

Durante a campanha eleitoral, Lula afirmou ser contra a privatização da antiga estatal. Depois de eleito, não disse se pretende atuar para que ela seja reestatizada.

Para Chaves, da Aesel e do GT de Transição, isso é “necessário, possível e urgente”. Segundo ele, a venda da empresa deve aumentar as tarifas de energia elétrica no Brasil. Primeiro, porque seus novos controladores atuarão para maximizar seus lucros. Segundo, porque prevê em sua lei a contratação de energia geradas em termelétricas –mais cara e mais poluente– e por conta da chamada “descotização” de usinas do sistema.

:: Privatização da Eletrobras ameaça maior centro de pesquisa do setor elétrico da América Latina ::

Por meio da descotização, 22 usinas da Eletrobras passarão, a partir de janeiro, a vender energia também no chamado “mercado livre”, diretamente a empresas. Esse mercado não tem regulação de preços. Isso, portanto, abre a possibilidade de negociações a valores mais altos, elevando assim o preço médio da energia elétrica consumida no Brasil, impactando no preço geral de produtos nacionais.

“É preciso revogar essa privatização e os ‘jabutis legislativos’ colocados na lei para que as pessoas consigam pagar pela energia”, resumiu Chaves.

Decisão audaciosa

Ele ressaltou que essa posição é pessoal dele, não do GT de Minas e Energia. Ele afirmou, porém, que o posicionamento da Aesel sobre esse assunto é conhecido desde a privatização. Disse que, se está no GT de Transição, o novo governo considera essa posição relevante e tende a analisá-la.

Formica disse o mesmo. Ele afirmou que diversos movimentos sociais que estão, de certa forma, representados por ele no GT de Minas e Energia defendem a reestatização.

:: 160 pesquisadores se manifestam contra a privatização da Eletrobras ::

Segundo o integrante do MAB, há caminhos para a reversão do negócio. A própria legalidade da venda do controle está em discussão na Justiça e em pelo menos três ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Tudo depende, portanto, de uma decisão do novo governo, que tende a gerar reações importantes dos interessados na Eletrobras.

“Vai precisar de uma decisão política muito audaciosa, muito firme e que certamente vai provocar reações que não serão pequenas”, avaliou Formica. “O governo precisa ter a capacidade de explicar isso para o povo, de convocar o povo para esse processo.”

Cenário preocupante

De acordo com Formica, o custo da tarifa de energia é uma das principais preocupações do GT.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, metade das famílias já considera a conta de luz um dos maiores gastos mensais. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que as contas subam mais 5,6% neste ano. Já o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) estima que a privatização da Eletrobras encareça tarifas em 25% nos próximos anos.

Leia mais: Homens mais ricos do país agem para privatizar Eletrobras

Chaves, da Aesel, também afirmou que a “desorganização” do sistema elétrico brasileiro foi constatada pela equipe de transição. “Isso se reflete numa série de leis e de dispositivos que têm como objetivo atender a interesses privados, particulares e não ao conjunto da sociedade brasileira”, disse. “A privatização da Eletrobras é só um desses problemas.”

Edição: Glauco Faria

* Matéria publicada originalmente no site Brasil de Fato

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/05/2022

MAB segue em luta contra a privatização da Eletrobras junto a organizações sociais de todo o país

Centenas de trabalhadores se reuniram hoje em frente ao TCU, em Brasília, e à sede de Furnas, no Rio de Janeiro, para denunciar consequências desastrosas da privatização da maior companhia de energia do país

| Publicado 21/06/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Câmara dos Deputados aprova a entrega Eletrobras para a iniciativa privada

Com a aprovação da Medida Provisória 1031/21, governo Bolsonaro irá se desfazer de uma das maiores empresas de energia elétrica do mundo, com aval do Congresso Nacional. A previsão é de aumento de cerca de 20% na tarifa de energia

| Publicado 15/06/2021

Quatro mentiras sobre a privatização da Eletrobras

Ao contrário do que diz o governo, a tarifa vai subir e apagões serão cada vez mais prováveis se a Eletrobras for privatizada, avaliam especialistas