Jornada Continental pela democracia e contra o neoliberalismo respalda governo de Xiomara Castro em Honduras durante encontro

Em encontro com presidente Xiomara Castro em Honduras, movimentos se solidarizam com seu governo diante de ataques

A presidente de Honduras, Iris Xiomara Castro, recebeu na última quarta-feira (24), no Palácio Presidencial, membros das organizações e movimentos sociais que compõem a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que manifestaram o seu apoio e solidariedade ao seu governo.

Xiomara Castro, integrante do partido de esquerda Liberdade e Refundação (Libre), venceu as eleições em Honduras, tornando-se a primeira mulher a comandar o país. A vitória ocorreu após 12 anos do golpe de Estado que destituiu Manuel Zelaya e deu início a um período de governos autoritários e conservadores no país.


De acordo com Soniamara Maranho, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB e do Movimiento de Afectados por Represas – MAR, “defender a democracia é essencial para a construção da soberania dos povos e da solidariedade internacionalista. Derrotar o sistema capitalista e imperialista é nossa primeira tarefa nesse momento”, disse.

Na declaração entregue à presidente de Honduras, os movimentos e organizações que integram a Jornada Continental se solidarizam com o governo hondurenho diante de ataques que seguem sendo articulados por setores conservadores em virtude das reformas e medidas progressistas que seguem sendo tomadas pelo governo, como a reestatização de empresas de energia, universalização do acesso à internet, promoção da integração entre os países da região, entre outras, conhecidas como a “refundação do país”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/11/2020 por Alexania Rossato / Coordenação Nacional do MAB

Como parte da jornada de luta, ato internacional denuncia casos de violações por empresas em outros países

Evento fortalece laços internacionais entre atingidos em diversos países, que também sofrem com os efeitos do “lucro a todo custo”

| Publicado 30/08/2022 por Coletivo de Comunicação MAB PA

Atingidos por Belo Monte protestam contra falta de água nos reassentamentos

Moradores dos reassentamentos Laranjeiras, São Joaquim e Jatobá estão sem água em Altamira (PA)

| Publicado 22/12/2020 por Movimiento de Afectados por Represas de América Latina - MAR

MAR | Declaración pública sobre Colombia

Movimiento denuncia los casos de persecución en Colombia; Lea la nota completa