MAR lança segundo número da revista enMARcha durante o X Fospa
Movimiento de Afectados por Represas (MAR) divulgou publicação histórica durante mesa sobre transição energética no evento que aconteceu em Belém (PA)
Publicado 03/08/2022 - Atualizado 05/08/2022
Dando continuidade às atividades do X Fórum Social Pan-Amazônico – FOSPA, durante o painel autogestionado “Transição energética e experiências na Amazônia”, que aconteceu no ultimo 30, em Belém (PA), foi realizado o lançamento do segundo número da Revista “enMarcha”. A publicação criada coletivamente trata-se de um material histórico sobre as lutas protagonizadas pelos atingidos por barragens e grandes projetos de todo o mundo.
Nesta segunda edição da revista, o foco foi a questão ambiental, em especial as lutas contra o modelo energético neoliberal. O conteúdo também aborda propostas para um novo modelo energético a exemplo da Guatemala, a resistência de mais de 30 anos contra a construção da Hidrelétrica Binacional Garabi-Panambi no Rio Uruguai, na fronteira entre Brasil e Argentina e o contexto atual do avanço capitalista predatório e violento. Outros temas abordados são a resistência dos povos da Amazônia, as propostas em âmbito comunitário e descentralizado concretizadas na Colômbia e em Cuba e as reflexões sobre os crimes de Mariana e Brumadinho a partir da perspectiva da luta e da solidariedade internacionalista.
Estiverem presentes no lançamento a delegação peruana, com representantes do Conselho Aguaruna e Huambisa, a organização de mulheres Huaxna Kana Kamatahuara Kana e as Rondas Campesinas (região de Libertad), além de representantes da Bolívia e Catalunha (Espanha).
A revista é resultado do empenho coletivo das organizações que constroem o Movimiento de Afectados por Represas (MAR), que reúne cerca de 19 países, e está disponível para leitura abaixo.