Atingidos, aposentados da Vale e organizações da sociedade civil denunciam Vale em sua nova sede em Vitória: Assassina!

Justiça reconhece Fim da Quitação Geral e Novel como Piso Mínimo

Protesto em frente ao novo prédio do Hub da Vale em Vitória (ES). Foto: Júlia Duran

No último dia 22, atingidos do Vale do Rio Doce denunciaram  a impunidade da Vale em Vitória e TRF1 teve decisões importantes para vítimas do Crime de Mariana. Em ato de protesto, atingidos de todos os territórios capixabas e do leste mineiro fecharam duas vias da pista em frente ao novo prédio do Hub da Vale, na enseada do Suá, região nobre da capital do Espírito Santo.

No mesmo dia, a Justiça Federal acatou o pedido do Ministério Público Federal de agosto de 2020, que requeria o fim da quitação geral e o pagamento da Indenização Justa, estabelecendo valores já pagos pelo Novel (Sistema indenizatório da Renova) como piso mínimo. A decisão inicialmente vale apenas para o município de Naque, em Minas Gerais, mas abre o precedente para se estender a toda região atingida.

Desde que foi imposto pela 12° Vara Federal, o sistema Novel, que paga as indenizações mediante o aceite do atingido à Cláusula de Quitação Geral, o MAB, junto aos atingidos, diversas organizações da sociedade civil e as Instituições de Justiça reivindicassem o fim dessa cláusula, que limita a reparação justa e integral de todos os danos sofridos pelos atingidos, fazendo a chantagem econômica para que renunciem a seus direitos.

Apesar da conquista, que é fruto da luta corajosa dos atingidos, há muitas demandas em aberto na negociação com a mineradora. “Após seis anos do rompimento da Barragem do Fundão, o maior crime ambiental da história do país – a Vale segue se escondendo atrás da Fundação Renova e de manobras judiciais facilitadas por juízes que não honram a toga que vestem e se esquivam das suas responsabilidades”, afirmou  a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

Na atual mesa da repactuação conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, a mineradora criminosa se nega a atender as demandas apresentadas pela sociedade e conduz uma ofensiva contra o direito dos atingidos.

“No período de agravamento da crise social causada pela pandemia da COVID 19, a Vale passou a boiada: cortou o auxílio financeiro emergencial de mais de 20 mil famílias de pescadores, agricultores e ribeirinhos de forma unilateral e deixou de reconhecer o litoral capixaba como atingido, em especial as comunidades de São Mateus e Conceição da Barra. Além disso, a empresa não contratou as assessorias técnicas independentes escolhidas em 2018 a partir de um acordo firmado com o Ministério Público Federal”, ressalta a coordenação do MAB.

Além da falha no pagamento das indenizações, durante o ato de protesto, os atingidos denunciavam também a poluição do ar e das praias de Vitória, que provocam doenças respiratórias em milhares de moradores.

No ato, foi apresentado um documento com 12 pontos, que vem sendo atualizado a partir de assembleias dos do Rio Doce. Esse documento foi entregue ao CNJ no mês de março e reafirmado durante a visita do conselheiro Bandeira de Melo ao estado, no final do mês de abril. Apesar desse esforço, até hoje nem os representantes da Vale, nem o Governador Renato Casagrande se dispuseram a dialogar com os atingidos.

O ato contou com a presença dos aposentados da Vale que denunciaram a grave situação que enfrentam após uma vida de serviço dedicada à companhia, que precarizou as relações de trabalho depois de se tornar uma corporação transnacional. Funcionários da ativa também estiveram presentes, denunciando que, mesmo com o lucro recorde de 121 bilhões em 2021, a empresa já causou pelo menos seis óbitos em suas minas e unidades de funcionamento em 2022, além de inúmeros acidentes de trabalho.

De acordo com a coordenação do MAB, desde o maior crime trabalhista do país ocorrido em Brumadinho no ano de 2019 –  quando morreram 276 pessoas, a Vale prefere investir em marketing e assédio jurídico ao invés de de reparar os danos causados e fornecer condições dignas de trabalho aos seus funcionários.

Para expor a situação, trabalhadores da companhia expuseram uma faixa com os dizeres: “A Vale tem as mãos sujas de sangue. Fora Eduardo Bartolomeo!”, em referência ao atual presidente da corporação que assumiu o cargo de CEO após o crime de Brumadinho.

Ainda estiveram presentes no ato várias organizações da sociedade civil capixaba, como a AJD, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos  – CDDH, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, movimentos jovens, como Levante Popular da Juventude, Disparada e  Kizomba, e sindicatos, como o dos  Bancários, SindiPúblicos, SUPORT. Também participaram do ato partidos como a o PSOL, o PSTU, o PT e a Consulta Popular, além de centrais sindicais, como a CUT.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/06/2022 por Coletivo de Comunicação do MAB ES

Organizações capixabas denunciam na ONU impunidade da Vale e realizam ato de protesto em frente à escritório da empresa no Brasil

Denúncia internacional aconteceu durante encontro do Grupo de Trabalho da ONU sobre Empresas Transnacionais e Direitos Humanos

| Publicado 25/01/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Lindaura Prates: Os atingidos pela lama de Brumadinho pedem justiça

4 anos após rompimento da Mina do Córrego do Feijão, atingidos relatam que impactos do crime aumentam a cada ano de impunidade

| Publicado 18/08/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB ES

Deputado Hudson Leal faz apelo por reparação para toda a cadeia da pesca atingida pelo crime da Bacia do Rio Doce

Na próxima terça, 24, MAB participa de audiência em Assembleia Legislativa do Espírito Santo para expor situação de atingidos que ainda não foram indenizados depois de quase 6 anos