Bolsonaro privatiza a Eletrobras: povo brasileiro será atingido por tarifaço na conta de luz

Movimentos sociais, sindicatos e frentes populares realizaram ato de protesto contra a venda da maior empresa de energia do país em frente à Bolsa de Valores, em São Paulo

Nesta terça-feira, 14, o governo Bolsonaro celebrou o “Toque de Campainha”, que oficializou a venda das ações da Eletrobras na Bolsa de Valores (B3) em São Paulo – SP. Durante o evento, movimentos sociais realizavam ato de protesto em frente à Bolsa, denunciando os efeitos nefastos da privatização para o povo: tarifaço de 20% na conta de luz residencial e perda da soberania brasileira sobre o setor, além do aumento do risco de apagões e crimes ambientais.

“Quem privatizou a Eletrobras é o Governo Bolsonaro. Quem será privilegiado é o capital internacional, especialmente os bancos e fundos especulativos que assumiram o controle da empresa. Quem será atingido violentamente é o povo brasileiro por meio da conta de luz”, afirma Gilberto Cervinski, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

Segundo o dirigente, o governo está realizando uma manobra para aplicar o aumento da tarifa após o mês de outubro. “Desde o começo do processo, temos denunciado as principais consequências da privatização. Hoje, a Eletrobras vende sua energia a 70 reais por 1.000 kWh, que passarão a custar 300 reais, quando começarem a ser praticados os valores mercado. Esse tarifaço será repassado ao consumidor após as eleições presidenciais”, explica Gilberto.

As organizações sociais também alertam que a privatização irá causar demissões em massa por conta do extraordinário aumento na conta de energia, que já é uma das mais caras do mundo. Isso deve agravar a crise econômica atual e gerar a falência de pequenas e médias empresas, reduzindo significativamente os postos de trabalho no país.

De acordo com a coordenação do MAB, soma-se à questão econômica o aumento de violações de direitos humanos e crimes socioambientais que são praticados no país por empresas privatizadas, como é o caso dos rompimentos de barragem da Vale em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

A mobilização de hoje foi organizada pelo MAB, pelo Coletivo dos Eletricitários e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Também foram realizados atos contra a operação em outras capitais do país.

Entrega do patrimônio público ao capital internacional

A privatização da estatal teve início ontem, 13, com a venda das primeiras ações numa operação de capitalização coordenada por grupos internacionais como o Bank of America, Goldman Sachs, Citi, Credit Suisse, J.P. Morgan, Morgan Stanley e Safra, além de grupos nacionais, tais como a BTG Pactual, Itaú BBA, XP Investimentos, Bradesco BBI e Caixa Econômica Federal.

“Ao longo dos últimos 60 anos, os brasileiros pagaram todo mês uma parcela da Eletrobras através de tarifas da conta de energia. Por isso, a privatização é um ataque à soberania nacional e ao povo e provocará desindustrialização e desemprego no país”, afirma Fernando Fernandes, integrante da coordenação do MAB.

Ao todo, a Eletrobras controla hoje 125 usinas com capacidade de 50 mil megawatts, 71 mil quilômetros de linhas de transmissão e 335 subestações de eletricidade, operadas por 12.500 trabalhadores altamente qualificados. De acordo com o Dieese, a empresa alcançou investimentos em torno de R$ 200 bi entre 2000 e 2021.

“Ter empresas públicas no setor energético contribui para a geração de empregos, para a prática de tarifas mais baixas e para a execução de programas sociais que levam luz e dignidade para todos”, defende Leonardo Maggi, que também é coordenador do MAB.

As lideranças dos movimentos sociais envolvidos no ato de hoje afirmaram que seguem na luta pela reversão do processo de privatização. “A luta agora é pra frente pra reverter e reaver todo o sistema Eletrobras, tornando a empresa 100% pública. Só assim vamos conseguir interromper esse processo de ´“re-colonização do país”, finaliza Cervinski.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 19/05/2022

MAB segue em luta contra a privatização da Eletrobras junto a organizações sociais de todo o país

Centenas de trabalhadores se reuniram hoje em frente ao TCU, em Brasília, e à sede de Furnas, no Rio de Janeiro, para denunciar consequências desastrosas da privatização da maior companhia de energia do país

| Publicado 13/05/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Cerca de 600 lideranças do setor energético se reúnem em plenária contra a privatização da Eletrobras

Na próxima semana, organizações sociais convidam os trabalhadores brasileiros para participarem de um ato presencial em frente ao TCU, no dia 18, para tentar reverter o processo de venda da estatal

| Publicado 12/05/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Movimentos sociais e sindicatos realizam plenária nacional para reafirmar a luta contra a privatização da Eletrobras

Organizações sociais e sindicais do país têm denunciado os impactos que a privatização causará na vida da população e conseguiram adiar a entrega da maior companhia de energia do país ao capital privado