Organizações sociais denunciam impactos da UHE Baixo Iguaçu

Para moradores do sudoeste do Paraná, a construção da usina não promoveu o desenvolvimento prometido e aprofundou a desigualdade social e a concentração da riqueza na região

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reuniu organizações do campo e da cidade na tarde de quinta-feira 02, em Realeza, no sudoeste do Paraná, para debater a situação dos municípios e famílias atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Baixo Iguaçu. De acordo com as lideranças, o empreendimento apenas transfere a riqueza gerada para outros países, sem compromisso com o desenvolvimento regional no território.

Dentre os temas debatidos na reunião, foi destacado o tema da Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos (CEFURH). Os dados apresentados demonstram que o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, responsável pela usina, repassou ao estado no ano de 2021 o valor estimado de 5,5 milhões. O montante é divido entre União (10%), estado do Paraná (25%) e municípios (65%).

Apesar do valor expressivo repassado ao poder público, a compensação ainda é desproporcional aos danos gerados e ao faturamento líquido obtido pelo empreendimento. Os municípios de Planalto e Nova Prata do Iguaçu, por exemplo, receberam 21 mil e 29 mil respectivamente no último ano, enquanto o rendimento da empresa foi de, aproximadamente, 330 milhões no mesmo período. O valor repassado, nesse caso, equivale a apenas cinco dias de geração de energia na UHE.

“Temos muita dificuldade de dialogar com a empresa. Algumas famílias ainda sofrem as consequências dos impactos da implantação da usina, como os produtores rurais que não conseguem acessar o lago da usina para o manejo do gado. Sem contar que muitos aspectos sociais não foram levados em conta, como as relações em comunidade”, declarou Sidinei Martini, atingido pela barragem.

As famílias da região alegam que os programas que deveriam atender a comunidade existem só no papel e nos relatórios para os governos. “A sensação que fica é de abandono. Muitas pessoas foram morar em outras regiões e consequentemente famílias se espalharam. Nesse sentido, a indenização não valeu a pena perante todos os transtornos”, completa o atingido.

Além do MAB, a reunião contou com a participação de representantes da FETRAF/PR e da Assessoar, da Gisselda Sauer, vereadora de Planalto, de Claudemir Chaves, vereador de Realeza, e da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT/PR).

Os participantes denunciaram também a falta se sensibilidade dos atuais governos federal e estadual frente à situação. Para Luciana, “além da empresa, é necessário atribuir ao Governo do Estado e à Copel a sua parcela de responsabilidade. Precisamos cobrar essa conta”.

As lideranças presentes na reunião assumiram o compromisso de construir uma proposta de Programa de Recuperação e Desenvolvimento da região impactada pela UHE Baixo Iguaçu e discutiram a realização de uma audiência pública para debater a situação.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/05/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MA

Política Estadual de Direitos das Populações Atingidas por Barragens é sancionada no Maranhão

Após anos de lutas dos atingidos, estado ganha um marco regulatório para coibir a violação de direitos humanos praticada sistematicamente por grandes empreendimentos

| Publicado 01/09/2023 por Amélia Gomes

Em ato, atingidos do Rio Doce cobram compromisso de Lula com participação popular em acordo de repactuação

Mobilização reuniu atingidos de 30 cidades da Bacia do Rio Doce, em Governador Valadares, e teve entrega de pauta de reivindicações a representantes do governo

| Publicado 16/10/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB): entenda em 5 pontos

A luta pela aprovação de um marco regulatório para proteger os atingidos por barragens é histórica, mas os trágicos crimes ocorridos em Mariana (MG), Brumadinho (MG) e Aurizona (MA) nos alertaram para a urgência de se dar fim a um ciclo de violações sistemáticas de direitos no país e se evitar que histórias como essas se repitam