Combater o aumento abusivo dos combustíveis. Por que Lula tem razão?

Política de preços de combustíveis baseada no mercado internacional penaliza os brasileiros, desestimula a indústria e prejudica o desenvolvimento econômico do país.

Uma das 25 plataformas da Petrobras em atuação. Foto: Divulgação Petrobras
Uma das 25 plataformas da Petrobras em atuação. Foto: Divulgação Petrobras

Assistimos, já no início de 2022, novos aumentos dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil.  Logo em seguida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou este tipo de política adotada pelo atual governo federal que eleva cada vez mais os preços, em especial dos combustíveis e da energia elétrica, principais responsáveis pelos altos índices de inflação.

Realizamos recentemente um estudo que se tornou dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP e logo estará disponível em um livro que trata da história da indústria do petróleo no Brasil e suas relações internacionais. Durante a pesquisa, aprofundamos a busca de dados e informações sobre o período recente desta importante indústria, notoriamente nos períodos imediatamente anteriores e posteriores à maior descoberta de petróleo no mundo nos últimos anos, a descoberta de extraordinárias reservas na área do pré-sal na costa marítima nacional.

Ao assistir, com tristeza, o anúncio de novos aumentos e, com esperança, a manifestação contestatória do ex-presidente Lula, elencamos aqui cinco pontos que consideramos suficientes para explicar por que, neste debate, Lula tem razão.

1 – O Brasil possui uma enorme reserva petrolífera, suficiente para o consumo nacional. Considerando as atuais taxas de consumo, temos petróleo para dezenas de anos. Ousaríamos dizer que podemos ter petróleo suficiente para os próximos 100 anos: óleo de excelente qualidade, totalmente acessível e com baixo custo se produção.

2- Temos, construída com muito trabalho e altos investimentos nacionais, uma empresa extremamente eficiente para prospecção, transporte, refino e distribuição de petróleo e gás e todos seus derivados que é a Petrobras. Ela é a empresa campeã no domínio de tecnologias para retirar petróleo em grandes profundidades, com corpo profissional de excelência. E, ainda hoje, apesar das tentativas de sua privatização e destruição, é responsável pela maioria de todos os serviços na indústria do petróleo.

3 – Temos uma categoria de trabalhadoras e trabalhadores no setor de petróleo, os chamados petroleiros, com grande conhecimento técnico e científico, com alto grau de responsabilidade e, em sua grande maioria, defensores de políticas que favoreçam a construção de uma indústria nacional onde o resultado do seu trabalho seja colocado a serviço da nação.

4 – Havia, já em grande parte desenvolvida, uma forte indústria de produção de equipamentos de toda espécie para servir à indústria do petróleo. Esta indústria pode, sim, ser reconstruída com políticas adequadas e incentivos à recuperação da indústria de produção naval, metalurgia e componentes de alta tecnologia a partir de um plano de médio e longo prazo. É provado ser possível dar prioridade para a indústria nacional, o chamado conteúdo local, sem se isolar ou desconhecer as necessárias alianças com tecnologias e indústrias de outros países.

5 – A indústria do petróleo é altamente produtora de mais valia social, que é distribuída aos governos federal, estaduais e municipais através de royalties e participações especiais. Esta indústria, a partir do empenho dos seus trabalhadores, arrecada e distribui anualmente mais de 40 bilhões de reais. E, além disso, há o fundo social, criado após a descoberta do pré-sal, que já tem mais de 10 bilhões de saldo que pode ser utilizado, em especial, na saúde e na educação, garantindo sustentabilidade econômica para nós e para gerações futuras.

Temos petróleo suficiente, com baixo custo de produção, temos indústria de altíssima qualidade, trabalhadores qualificados e podemos reconstruir uma indústria altamente produtiva ao redor da indústria do petróleo. Isso proporciona ao país recursos extraordinários e uma produção industrializada, vendida e consumida dentro do Brasil. Por que, então, não podemos ter uma política de preços que favoreça a maioria do nosso povo?

Não temos dúvida de que os atuais preços dos combustíveis são abusivos e a atual política de preços é equivocada. Esta política penaliza o povo brasileiro, prejudica o desenvolvimento econômico da nação e não favorece a indústria, o comércio e os transportes no país.

Mudar essa situação é possível e necessário. Lula tem razão.

*João Antônio de Moraes é coordenador da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, dirigente do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo e ex-Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros – FUP.

*Luiz Alencar Dalla Costa é integrante da Coordenação Nacional do MAB e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia. Tem graduação em Geógrafia e é especialista em energia e mestre em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/10/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB participa de ato que marca os 70 anos da Petrobras

Defendendo papel estratégico da estatal, Governo Lula fala em retomar refinarias da Petrobras que foram privatizadas em governos anteriores

| Publicado 28/04/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Representantes do MAB e da Petrobras se reúnem no Rio de Janeiro para discutir pautas comuns e parcerias

Durante reunião, realizada na sede da Petrobras, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB apresentaram suas reivindicações sobre direitos das populações atingidas, custo dos combustíveis, soberania e transição energética

| Publicado 16/05/2023

NOTA | Mudar a política de preços e baixar o valor dos combustíveis e do gás de cozinha: decisão corretíssima

Acompanhamos, neste dia 16 de maio, o anúncio da redução nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil