Atingidos por Belo Monte ocupam sede do Ibama em Altamira (PA)

Famílias remanescentes da região da Lagoa do Independente 1, em Altamira (PA), ocupam a sede do Ibama nesta quarta-feira (29).

Manifestantes pedem que o Ibama execute a determinação para que a Norte Energia apresente o cronograma de realocação das famílias moradoras dos 97 imóveis que não podem receber o serviço de ligação de esgotamento sanitário por gravidade na localidade.

Além disso, os moradores reivindicam que o Ibama considere o parecer da Prefeitura de Altamira, que apontou que há mais imóveis além desses com inviabilidade de receber o saneamento.

Outra reivindicação é a inclusão da realocação dessas famílias como condicionante na renovação da licença de operação da UHE Belo Monte. A ligação dos imóveis da área urbana de Altamira ao sistema de esgotamento sanitário é uma condicionante da licença de operação da hidrelétrica.

Entenda

A remoção dos atingidos dessa área de risco é uma luta de anos das famílias organizadas no MAB. Até o momento, 595 famílias, que inicialmente não eram reconhecidas como atingidas, já foram indenizadas e realocadas.

Em 2018, o Ibama reconheceu que a Norte Energia tinha responsabilidade sobre a comunidade porque a intensificação da ocupação da área da Lagoa, observada a partir de 2010, guarda relação direta com a implantação da UHE Belo Monte. O cadastro mostra que o principal motivo para a ocupação daquele local a partir de 2010 foi o aumento da especulação imobiliária (impacto previsto no Estudo de Impacto Ambiental da UHE Belo Monte), afirma parecer do órgão ambiental.

A determinação do Ibama diz que as famílias que permanecerem no local deverão ter suas casas ligadas à rede de esgoto, ou seja, só devem permanecer as casas mais altas. A área da lagoa deverá ser revitalizada após a remoção das famílias.

Leia também

Atingidos por Belo Monte e trabalhadores da Norte Energia protestam por direitos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 22/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Prefeitura de Altamira aponta necessidade de retirar mais 56 imóveis da área da “Lagoa”

Laudo amplia número de imóveis considerados inviáveis de serem ligados ao sistema de saneamento e reconhece a responsabilidade da Norte Energia sobre a remoção das famílias

| Publicado 31/08/2021

Atingidos por Belo Monte denunciam falta d’água em reassentamento de Altamira (PA)

Segundo a prefeitura do município, a responsabilidade pelo abastecimento de água tratada nos reassentamentos é da empresa Norte Energia

| Publicado 06/08/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos por Belo Monte e trabalhadores da Norte Energia protestam por direitos

Entre as reivindicações estão questões trabalhistas, demandas de indenização e o reassentamento de famílias atingidas pela inundação da área da lagoa do bairro Jardim Independente I em Altamira (PA).