Em MG, crianças atingidas realizam Encontro Virtual da Ciranda
A atividade estadual faz parte das comemorações dos 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
Publicado 24/06/2021 - Atualizado 25/06/2021
No dia 12 de junho, 11 educadores e 29 crianças atingidas das três grandes bacias de atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Minas Gerais realizaram o primeiro Encontro Estadual Virtual das Crianças Atingidas por Barragens.
A atividade dá seguimento aos encontros nacionais virtuais realizados em outubro do ano passado e em abril deste ano e foi uma proposta apresentada pelas próprias crianças que, durante a pandemia, demandaram um espaço para se encontrarem. Os educadores e outros militantes organizaram um alongamento seguido de uma caça ao tesouro e uma dança junina.
O encontro também foi parte das comemorações dos 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que segue com um processo especial de mobilização até 14 de março de 2022, com o objetivo de fazer um balanço da trajetória do movimento, resgatar a história e a memória da luta, valorizar as muitas conquistas, além de fortalecer a organização de base, fazer ampla articulação política e celebrar com o povo este momento tão importante da luta.
Participaram crianças das cidades de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Itabira, Resplendor, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Vale das Cancelas – distrito de Grão Mogol, e Jaguaribara, Ceará.