Nota de Pesar pelo Falecimento de D. Elizabetha Cervinski

Pelo Falecimento de D. Elizabetha Cervinski, Mãe de nosso camarada Gilberto Cervinski, membro da direção Nacional do MAB, manifestamos nossa solidariedade. É Domingo, 23 de maio de 2021, sopra um […]

Pelo Falecimento de D. Elizabetha Cervinski, Mãe de nosso camarada Gilberto Cervinski, membro da direção Nacional do MAB, manifestamos nossa solidariedade.

É Domingo, 23 de maio de 2021, sopra um vento forte e frio, é o outono fazendo sua passagem para o inverno na região sul do Brasil.  E assim neste dia D. Elizabetha Cervinski, 90 anos de idade, mãe de 6 filhos homens e 1 mulher,  14 netos e 3 bisnetos, agricultora, moradora na Comunidade da Linha Pepino Paim Filho – RS, fez sua passagem cumprindo sua missão neste mundo terreno.

Mulher, Mãe, avó, bisavó, trabalhadora, sempre foi muito estudiosa, gostava muito de ler.  Sabemos que nos últimos tempos um dos livros que leu e releu foi o livro “A Mãe do Máximo Gorki”, um exemplo lindo para todos nós.

 A família Cervinski, sempre teve grande contribuição na luta em defesa dos direitos das populações atingidas, desde a década de 1980 períodos de grandes lutas e resistência das famílias atingida pela barragem de Machadinho.  Dona Elizabetha, sempre disposta, contribuía muito com esta luta que foi vitoriosa, acolhia em sua casa com muito carinho e comida boa, a militância que fazia o trabalho de organização e agitação nas comunidades.  

Neste momento da partida de D Elizabetha, manifestamos a todos familiares nossa solidariedade, muita força, e que o os bonitos exemplos em vida de Dona Elizabetha, sejam alento esperança para seguirem firmes e em luta por uma sociedade Justa fraterna e igualitária.

Que Dona Elizabetha Descanse em Paz! 

Coordenação Nacional do MAB

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho

| Publicado 25/05/2021 por MAB Maranhão

Carta aberta à Mineradora Canadense Equinox Gold e às autoridades brasileiras

Após dois meses do rompimento da Barragem da mineradora Equinox Gold no Maranhão, atingidos do distrito de Aurizona exigem garantia de direitos básicos como acesso à água potável, indenização e investigação sobre prisões arbitrárias de manifestantes

| Publicado 25/05/2021 por Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Nota da POCAE em solidariedade aos trabalhadores em greve da Petrobras Biocombustíveis

Trabalhadores lutam contra a privatização da subsidiária que é uma das maiores produtoras de biodiesel do país.

| Publicado 25/05/2021 por POCAE - Water and Energy Workers and Peasants Platform

NOTE | PRIVATIZATION OF ELETROBRAS WILL CAUSE CHARGES ON THE ELECTRIC BILL, UNEMPLOYMENT, AND NEW BLACKOUTS!

Provisional measures that endorse the privatization of the company can be voted on this week; Energy Platform and movements manifest themselves against privatization and classify the process as “looting”; check out the full note.