Nota da Via Campesina Rondônia sobre o preço do leite

Em nota organizações da Via Campesina em Rondônia denunciam crise dos alimentos no estado e conclamam a população a apoiar mobilizações

Considerando o momento conjuntural no mundo em época de pandemia da COVID-19, com maior gravidade no Brasil devido a ausência de politicas públicas e existência de gestores incompetentes para com a população, a classe trabalhadora, do campo e da cidade, tem se manifestado através de greves e outras formas, atos públicos, buscando garantir o direito mínimo de sobrevivência econômica e social.

Em Rondônia, como já era esperado, desencadeou a crise da falta de preço na produção agrícola, em especial o leite, culminando em atos diversos e greves denominada GREVE DO LEITE.

Nós, Movimentos Sociais do Campo e entidades que compõem a Via Campesina em Rondônia declaramos apoio incondicional aos atos e greve. Em vários municípios do estado onde a Via Campesina tem base social organizada participamos ativamente e somamos nesta luta com os demais seguimentos sociais organizados ou não que estão indignados com esta situação.

Por outro lado os camponeses penalizados com a falta de preço do leite e contabilizando grandes prejuízos, também estão promovendo em vários municípios a doação de leite para a população que vivem nas cidades. Atos este de solidariedade e de combate à fome e a miséria causada pela ausência de políticas públicas e pelo Governo genocida que causa danos a população como um todo.

Enquanto Via Campesina conclamamos a sociedade como um todo a apoiar a agricultura familiar e camponesa, sendo esta responsável pela maioria da produção de leite e outros alimentos no estado de Rondônia. Todos os dias, madrugadas, com o cantar do galo, milhares de camponeses e camponesas, saem para um trabalho familiar árduo, que garante diariamente o leite presente nas mesas da população. E este trabalho tem que ser valorizado e respeitado.

Chamamos a atenção da sociedade para uma reflexão profunda, e perceber coletivamente que com o Governo Bolsonaro o custo de vida no campo e na cidade tem se tornado insuportável, com aumentos diários abusivos em vários produtos como: a gasolina, energia, insumos agrícolas, alimentos e outros produtos essenciais para o campo e a cidade.

Temos consciência que o problema principal não está somente no preço do leite, mas sim na falta de uma política de estado para o abastecimento e controle dos preços. Mesmo que haja aumento de alguns centavos no preço do leite seu valor continua atrelado ao dólar, e também ao preço do petróleo no mercado internacional, beneficiando os grandes empresários, faltando perspectivas para o pequeno e médio agricultor familiar, camponês e a para classe trabalhadora urbana.

A saída para este grande problema exige participação ativa de toda a sociedade. Depende de mudanças nas politica de estado e a existência de um estado que dê condições para os pequenos e médios produtores, camponeses para que possam produzir de forma diversificada articulada a outros mercados evitando os cartéis dos laticínios que sempre ficam com a maior parte do lucro. É importante garantir leis, financiamentos e subsídios construção de unidades e experiências produtivas cooperadas no estado de Rondônia vinculados as famílias de camponeses que são diretamente quem produz os alimentos e o leite que chegam em nossas mesas.

O momento conjuntural exigem atitudes e reflexões. Que país queremos para nós? É possível uma sociedade sobreviver com este preço elevado no custo da produção? Com aumentos abusivos de preços dos produtos no mercado? Com a defasagem do salário mínimo? Com o aumento de desemprego na cidade? Com a falta de preços e de políticas de incentivo a produção agrícola? Aonde os financiamentos públicos e subsídios agrícolas não chegam aos pequenos e médios agricultores? E possível sobreviver em um país onde o Ministério da Agricultura prioriza e investe apenas nos grandes empresários?

Nós da Via Campesina temos certeza, não podemos deixar estes governantes sem alma empobrecer e sucatear o nosso país. Destruir os recursos naturais e a nossa biodiversidade. A luta pelo preço justo no leite é legítima.

Queremos e precisamos produzir e ter as condições reais para ofertar à população do campo e da cidade a possibilidade de consumir os alimentos produzidos por nós.  

VIA CAMPESINA RONDÔNIA

Movimento dos Pequenos Agricultores –MPA

Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST 

Comissão Pastoral da Terra – CPT

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 23/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

NOTA | NÃO às barragens de Garabi-Panambi: Bolsonaro quer retomar projeto no rio Uruguai

Projeto estava suspenso desde 2015, na próxima quarta-feira (28), o assunto volta à pauta com governo querendo retomar a construção; atingidos são contra

| Publicado 09/12/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rondônia

Câmara dos Vereadores de Porto Velho atropela discussão do Plano Diretor; leia a nota

Entidades e associações repudiam atropelo da Câmara de Vereadores no processo de discussão do projeto de lei complementar nº 1139/2020, que dispõe sobre o Plano Diretor do município de Porto Velho.

| Publicado 13/11/2020 por Via Campesina

NOTA DE REPÚDIO DA VIA CAMPESINA AO SEQUESTRO E TORTURA DE MILITANTE DO MPA EM RONDÔNIA

Movimentos denunciam sequestro e tortura de militante do MPA em Rondônia no ultimo dia 7