Justiça nega habeas corpus a acusado de mandar matar Dilma Ferreira

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22), data em que o crime completa dois anos

O desembargador Rômulo Nunes, do Tribunal de Justiça do Pará, negou nesta segunda-feira (22) o pedido de liminar do sexto habeas corpus feito pela defesa do fazendeiro Fernando Ferreira Rosa Filho, o “Fernandinho”, acusado de ser o mandante do assassinato de Dilma Ferreira, liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens, e mais cinco pessoas, no crime que ficou conhecido como “Chacina de Baião”.

A decisão foi publicada neste dia 22 de março, na data em que o crime completa dois anos. Dilma foi assassinada por pistoleiros dentro de sua casa, no assentamento Salvador Allende, município de Baião (PA).  Também foram assassinados na ocasião Claudionor Costa da Silva, e Hilton Lopes, um amigo que estava no local.

De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MPPA), Fernandinho possuía uma fazenda vizinha ao assentamento e estava em conflito com os moradores. Ele pretendia, segundo as investigações, construir uma pista de pouso clandestina para o tráfico de drogas, utilizando uma estrada que dava acesso ao assentamento.

Na véspera do assassinato de Dilma, Fernandinho também teria encomendado a morte de outros três trabalhadores de sua fazenda, Raimundo Jesus Ferreira, Marlete da Silva Oliveira e Venilson da Silva Santos. Eles haviam feito reclamações sobre as condições de trabalho degradantes a que estavam submetidos.

De acordo com a denúncia do MPPA, Fernandinho pretendia incriminar os moradores do assentamento pelo crime, mas o plano falhou.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Atingidas na Amazônia denunciam ameaças para relatora da ONU

Mary Lawlor, relatora da Organização das Nações Unidas, ouviu defensoras dos direitos humanos militantes do MAB que estão ameaçadas por grandes empreendimentos na Amazônia

| Publicado 22/03/2020

Dilma Ferreira: seu exemplo nos inspira a lutar

Neste domingo (22 de março), completa-se um ano do assassinato de nossa companheira Dilma Ferreira Silva, coordenadora de base do Movimento dos Atingidos por Barragens, na região atingida pela hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

| Publicado 29/11/2019 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos exigem justiça por Dilma Ferreira e todos os mortos em chacina no Pará

Atingidos seguem mobilizados acompanhando as audiências do caso e exigem justiça por Dilma Ferreira e todos os mortos em chacina no Pará