NOTA | Governador Camilo Santana isenta tarifas de água para famílias de baixa renda no Ceará: exemplo a ser seguido
Em nota MAB comemora medida anunciada pelo governo no Ceará em meio ao agravamento da pandemia; “que a medida do governo Camilo sirva de exemplo ao governo federal e governadores no Brasil”
Publicado 10/03/2021 - Atualizado 11/03/2021
O governador Camilo Santana (PT), do estado do Ceará, anunciou a isenção por dois meses da tarifa de água em todo estado, aproximadamente 726.96 mil famílias de baixa renda, urbanas e rurais serão beneficiadas. Medidas como essa são essenciais diante do agravamento da pandemia em todo o Brasil.
Desde o inicio da pandemia o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), tem apresentado, uma série de medidas necessárias para serem implementadas pelo governo federal em especial, estados e municípios, com relação as tarifas de luz, água e gás de cozinha, para que o povo trabalhador pudesse atravessar a pandemia com mínimo de dignidade e condições, para se manter em casa. Após diversas mobilizações os brasileiros conseguiram quatro meses sem pagar a luz elétrica, que é o item essencial mais caro na cesta básica do povo.
Em pleno avanço da Covid-19, colapso no sistema de saúde público e privado em todos os estados, e mais 268 mil vidas perdidas, o governo Bolsonaro, ainda não tem um plano serio de vacinação, segue negando as medidas de isolamento social, e é contra o auxílio emergencial de R$ 600, sem tomar nenhuma medida concreta para salvar vidas. Até mesmo o governo norte-americano, tido como modelo para uma grande parcela das elites brasileiras, agora administrado por Joe Biden aprovou um pacote de 1,9 trilhões de dólares para salvar a “vida e a economia”. Esse deve ser o papel do estado nesse momento, por este motivo reconhecemos a importância do ato do governador Camilo Santana em retomar as medidas, iniciando pela tarifa de água das famílias que mais precisam neste momento no estado.
Desta forma reafirmamos a urgência de haver medidas nacionais de subsidio e isenção das tarifas de luz elétrica, água, gás de cozinha e o controle do preço dos alimentos enquanto durar a pandemia da Covid-19. Que a medida do governo Camilo sirva de exemplo ao governo federal e governadores no Brasil.
A vida deve estar acima do Lucro!