Em Timon, no Maranhão, MAB entrega kits de irrigação em parceria com Secretaria de Agricultura Familiar
Conquista da luta dos atingidos das comunidades ribeirinhas, equipamentos irão beneficiar agricultores com melhores condições de produção e comercialização de alimentos
Publicado 17/02/2021
O Movimento dos Atingidos por Barragens realizou nesta segunda-feira (15) a entrega de kits de irrigação no município de Timon, no Maranhão. Com a entrega dos equipamentos, famílias de agricultores terão condições de melhorar a produção e a comercialização de alimentos, como quiabo, arroz, feijão, maxixe, melão e milho.
Os kits de irrigação são uma conquista da luta dos atingidos organizados no MAB e fazem parte de uma parceria do movimento com a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF.
A conquista tem o objetivo de melhorar as condições de vida dos agricultores, garantindo formas mais viáveis de produção, alimentação e geração de renda com a comercialização dos produtos da agricultura familiar da zona rural do município.
“Além da área que será irrigada o ano todo, por meio dos kits de irrigação, a nossa ideia é que as famílias também possam preparar uma área de cerqueiro na comunidade, para plantação da mandioca, pois essa é uma região que possui grande potencial para comercialização da mandioca”, afirma Aécio Borges, gestor regional da AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão).
Os kits estão sendo entregues em comunidades rurais que possuem os seguintes critérios: experiência com trabalho comunitário, disponibilidade de água para produção, área coletiva para cultivo, histórico de lutas e capacidade organizativa das famílias.
As entregas estão sendo realizadas pelo MAB em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon (STTR) e a AGERP.
Na primeira etapa de entrega, fora beneficiadas mulheres agricultoras residentes nas comunidades de Piranhas e Matapasto, comunidades ribeirinhas que ficam a 35 km da área urbana de Timon.
Na avaliação do movimento, os kits de irrigação devem ser um instrumento para desenvolver o potencial produtivo das comunidades da região e, ao mesmo tempo, incentivar o potencial organizativo das famílias.
“Nós entendemos que só com a luta organizada e coletiva é que podemos alcançar conquistas como essa. Nesse sentido, faremos acompanhamento permanente das famílias agricultoras beneficiárias dos kits de irrigação, e realizaremos momentos de capacitação com o apoio técnico da AGERP no munícipio”, afirma Mariana Vieira, integrante do MAB.