Em Paris, mobilização entrega ao embaixador brasileiro relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil
Em ato na capital francesa, militantes de 18 organizações denunciam ao mundo as violações de direitos humanos e ambientais no Brasil
Publicado 20/01/2021 - Atualizado 21/08/2024
Na manhã desta terça-feira (19), militantes de diferentes organizações integrantes da Coalizão Solidariedade Brasil se reuniram em frente à Embaixada do Brasil em Paris.
Ao fim da primeira metade da presidência de Bolsonaro, a Coalizão publica seu segundo barômetro de alerta sobre a situação dos Direitos Humanos e do meio ambiente no Brasil.
Com cartazes escritos “Alerta às violações dos Direitos Humanos” e “Solidariedade com o Brasil que resiste”, os militantes se reuniram em frente à embaixada para entregar o barômetro aos representantes do Brasil na França.
“Com este barômetro, queremos alertar a França e a comunidade internacional sobre a terrível situação no Brasil. O Presidente Jair Bolsonaro e seu governo são uma verdadeira calamidade para o país, seus cidadãos e para o planeta”, Afirma Erika Campelo, co-presidente da associação Autres Brésils, membro da Coalizão Solidariedade Brasil.
“Os dados que coletamos mostram que todos os indicadores estão no vermelho. Ecologicamente, a Amazônia atingirá um ponto de não retorno em menos de três anos, as políticas federais destruídas como nunca antes. Socialmente, a violência policial também está atingindo um nível alarmante, revelando total impunidade. Neste contexto, a gestão da pandemia é caótica e Bolsonaro continua a negá-la” explica Campelo.
O documento reúne denúncias em 11 diferentes temas como: violência policial, mulheres, meio ambiente, povos indígenas, entre outros e apresenta a mais completa caracterização possível da situação brasileira.
As conclusões do barômetro confirmam que a violência, as violações e as desigualdades estão aumentando, visando em particular as populações historicamente mais excluídas.
O barômetro é uma ferramenta construída em colaboração com o Observatório da democracia brasileira produzido por Autres Brésils, que reagrupa dados precisos para compreender e estudar as ameaças que pesam sobre os movimentos sociais brasileiros.
Baixe o barômetro em www.lebresilresiste.org
*Com informações Coalizão Solidariedade Brasil.