Nota do MAB em Solidariedade à Deputada Estadual Isa Penna (PSOL)

Na quinta-feira (17) o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) assediou sexualmente a deputada em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo. Trata-se de um ato criminoso, de violência sexual e machista.

Foto: Arquivo Agência ALESP

A vida das mulheres no Brasil e no mundo vem sendo diariamente ameaçada com atos violentos aplicados contra elas pela estruturação patriarcal e criminosa dos homens e da sociedade, seja em casa, na rua ou na política. Os espaços institucionais e políticos, além de dominados numericamente pelos homens, tentam silenciar, constranger e coibir a participação das mulheres, e não tornar público atos de violência e assédio como este cometido pelo deputado Fernando Cury (Cidadania).

Além disso, em um espaço de ordem pública como a ALESP, local que deveria apresentar representação e exemplo ético, atos que atentam contra os direitos das mulheres desqualificam a construção da democracia e, sobretudo, da participação e livre expressão das mulheres.

O MAB se solidariza com a deputada estadual Isa Penna, do PSOL, e repudia ofensas, ações violentas e criminosas, contra tudo que fere os direitos das mulheres.

É urgente que a presidência da ALESP se posicione e responsabilize os atos do deputado, visando a cassação do seu mandato e outras medidas que impeçam que estas e outras violências continuem sendo cometidas contra as mulheres, dentro e fora dos espaços institucionais.

Mulheres atingidas em defesa da vida!

Conteúdo relacionado
| Publicado 17/12/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos continuam em luta contra acordo entre Vale e Governo do Estado de Minas Gerais

Defensores públicos do Estado e da União defenderam a participação dos atingidos no acordo e em reunião com desembargador do TJMG, MAB afirmou que caso o acordo seja homologado da forma que vem sendo negociado, o Tribunal de Justiça será conivente a outros crimes da Vale

| Publicado 09/12/2020

MAB entrega nova remessa de gás de cozinha para comunidade em Porto Alegre

A entrega faz parte das ações de solidariedade que o MAB desenvolve desde o início da pandemia, em todo o Brasil.

| Publicado 20/01/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Em Paris, mobilização entrega ao embaixador brasileiro relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil

Em ato na capital francesa, militantes de 18 organizações denunciam ao mundo as violações de direitos humanos e ambientais no Brasil