Nota do MAB em Solidariedade à Deputada Estadual Isa Penna (PSOL)
Na quinta-feira (17) o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) assediou sexualmente a deputada em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo. Trata-se de um ato criminoso, de violência sexual e machista.
Publicado 18/12/2020 - Atualizado 19/12/2020
A vida das mulheres no Brasil e no mundo vem sendo diariamente ameaçada com atos violentos aplicados contra elas pela estruturação patriarcal e criminosa dos homens e da sociedade, seja em casa, na rua ou na política. Os espaços institucionais e políticos, além de dominados numericamente pelos homens, tentam silenciar, constranger e coibir a participação das mulheres, e não tornar público atos de violência e assédio como este cometido pelo deputado Fernando Cury (Cidadania).
Além disso, em um espaço de ordem pública como a ALESP, local que deveria apresentar representação e exemplo ético, atos que atentam contra os direitos das mulheres desqualificam a construção da democracia e, sobretudo, da participação e livre expressão das mulheres.
O MAB se solidariza com a deputada estadual Isa Penna, do PSOL, e repudia ofensas, ações violentas e criminosas, contra tudo que fere os direitos das mulheres.
É urgente que a presidência da ALESP se posicione e responsabilize os atos do deputado, visando a cassação do seu mandato e outras medidas que impeçam que estas e outras violências continuem sendo cometidas contra as mulheres, dentro e fora dos espaços institucionais.
Mulheres atingidas em defesa da vida!