Nota do MAB em Solidariedade à Deputada Estadual Isa Penna (PSOL)

Na quinta-feira (17) o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) assediou sexualmente a deputada em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo. Trata-se de um ato criminoso, de violência sexual e machista.

Foto: Arquivo Agência ALESP

A vida das mulheres no Brasil e no mundo vem sendo diariamente ameaçada com atos violentos aplicados contra elas pela estruturação patriarcal e criminosa dos homens e da sociedade, seja em casa, na rua ou na política. Os espaços institucionais e políticos, além de dominados numericamente pelos homens, tentam silenciar, constranger e coibir a participação das mulheres, e não tornar público atos de violência e assédio como este cometido pelo deputado Fernando Cury (Cidadania).

Além disso, em um espaço de ordem pública como a ALESP, local que deveria apresentar representação e exemplo ético, atos que atentam contra os direitos das mulheres desqualificam a construção da democracia e, sobretudo, da participação e livre expressão das mulheres.

O MAB se solidariza com a deputada estadual Isa Penna, do PSOL, e repudia ofensas, ações violentas e criminosas, contra tudo que fere os direitos das mulheres.

É urgente que a presidência da ALESP se posicione e responsabilize os atos do deputado, visando a cassação do seu mandato e outras medidas que impeçam que estas e outras violências continuem sendo cometidas contra as mulheres, dentro e fora dos espaços institucionais.

Mulheres atingidas em defesa da vida!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/12/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos continuam em luta contra acordo entre Vale e Governo do Estado de Minas Gerais

Defensores públicos do Estado e da União defenderam a participação dos atingidos no acordo e em reunião com desembargador do TJMG, MAB afirmou que caso o acordo seja homologado da forma que vem sendo negociado, o Tribunal de Justiça será conivente a outros crimes da Vale

| Publicado 09/12/2020

MAB entrega nova remessa de gás de cozinha para comunidade em Porto Alegre

A entrega faz parte das ações de solidariedade que o MAB desenvolve desde o início da pandemia, em todo o Brasil.

| Publicado 20/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB

Em Paris, mobilização entrega ao embaixador brasileiro relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil

Em ato na capital francesa, militantes de 18 organizações denunciam ao mundo as violações de direitos humanos e ambientais no Brasil