Defensoria Pública realiza audiência sobre ouvidoria e participação social

Realizada por meio virtual, a audiência contou com a participação dos membros do Conselho Superior da DPU, de convidados da sociedade civil e de representantes de movimentos sociais vinculados à missão institucional da Defensoria Pública.

A Defensoria Pública da União (DPU) realizou, nesta quinta (1), a audiência pública “Participação social na Defensoria Pública da União: Ouvidoria Externa e outros mecanismos”, coordenada pela defensora pública federal Ana Luisa Zago de Moraes, membro do Conselho Superior da DPU, e presidida pelo subdefensor público-geral federal, Jair Soares Júnior.

Realizada por meio virtual, a audiência contou com a participação dos membros do Conselho Superior da DPU, de convidados da sociedade civil e de representantes de movimentos sociais vinculados à missão institucional da Defensoria Pública.

Para, Leandro Scalabrini, representante da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (MAB), presente à audiência, embora na Constituição Federal conste que a DPU é órgão fundamental para o acesso à Justiça, esta Justiça deve ser feita com a participação do povo.

“Sem a participação dos movimentos populares a Justiça é sem amor, cuja casca é cinzenta! A justiça de ontem, que chega tarde demais! citando Bertold Brecht”, afirmou Scalabrini, que defendeu a criação de uma Ouvidoria externa cidadã na DPU, com o(a) ouvidor(a) escolhido(a) pela sociedade civil.

A necessidade do controle social do sistema de Justiça foi destacada pela presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensoria e ouvidora-geral da Defensoria Pública do Acre, Solene Costa. “Em tempos de egacionismos na ciência, nos direitos humanos e no óbvio, registro a minha alegria em participar da discussão sobre este mecanismo de participação na DPU, uma vez que a democratização da Justiça passa pela criação desta Ouvidoria”, afirmou Solene Costa, que informou que, atualmente, as ouvidorias estão presentes em 13 estados e que informações transmitidas por estas ouvidorias auxiliaram o governo federal a melhorar o acesso ao Auxílio Emergencial.

Para Luiz Eloy Terena, advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), é necessário que a futura Ouvidoria da DPU seja atenta às especificidades das comunidades indígenas, seja aliada nesta temática e tenha um(a) ouvidor(a) eleito(a) comprometido(a) com as causas sociais e ambientais. Presente à audiência, a defensora pública estadual do Rio de Janeiro, Livia Casseres, alertou para o fato de que as Defensoria Públicas foram construídas numa sociedade dominada pelo patriarcado e que, hoje, 73% dos defensores federais são pessoas autodenominadas brancas.

Para o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, o defensor público federal Renan Vinicius Sotto Mayor, é necessário que a DPU se abra a outros saberes para poder falar em nome das pessoas que representa de forma eficiente e não burocrática. “Falar sobre direitos humanos é falar sobre sofrimento, luta e afeto. A Ouvidoria é instrumento fundamental para garantir que a DPU esteja aberta à sociedade civil. Não há democratização do acesso à Justiça sem Ouvidoria externa, pois a democratização do acesso à Justiça é uma construção coletiva, e a DPU sozinha não pode garantir a efetivação dos direitos humanos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 01/10/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Com proibição de barragem a montante e novas regras para mineradoras, Lei que trata de segurança é sancionada

Legislação debatida neste ano no Congresso também traz a obrigatoriedade de um Plano de Ação Emergencial e proibição de ocupação de pessoas nas zonas de autossalvamento

| Publicado 01/10/2020

Contra privatizações e em defesa da soberania, entidades promovem ato virtual neste sábado (3)

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo conclamam a população brasileira para uma série de iniciativas para fortalecer as ações deste dia de lutas

| Publicado 01/10/2020 por Érica Aragão / CUT - Central Única dos Trabalhadores

Aniversário de 67 anos da Petrobras será marcado por luta contra privatização

Mobilização da CUT, centrais, movimentos sociais e parlamentares fecha semana de lutas por educação, saúde, emprego, alimentos e contas de luz e água com preços mais justo, pela Amazônia e contra privatizações