Mineradora recebe autorização do prefeito de Indaiabira, em MG, para atuar em terras devolutas

Em março, na comunidade de Lagoa da Pedra, a mineradora Santa Inês LTDA iniciou trabalhos de extração de minério em terras destinadas a proteção ambiental da região do rio Pardo

A Santa Inês LTDA se instalou em terras devolutas que pertecem ao estado – e que, de acordo com o  art. 225, §5º da lei 6383/76, são necessárias à proteção dos ecossistemas naturais – concedidas pela assinatura do prefeito de Indaiabira, Zé de Maurina (PP), na declaração de posse ao dono da empresa, Edmo José Ferreira. Essa declaração proporcionou ao empresário a concessão da licença ambiental para fins de extração de minério na comunidade de Lagoa da Pedra. 

De acordo com os documentos da própria empresa, as licenças ambientais apresentam uma licença simplificada, ou seja, de pequeno porte. Porém, o mesmo documento afirma que a licença tem duração de 20 anos, com objetivo de retirar 16.000t/ano de granito, tempo suficiente para causar, de acordo com Aurindo, inúmeros danos ao ambiente.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Indaiabira e morador da comunidade Lagoa da Pedra, Aurindo José Ribeiro pressionou “para que assinatura não acontecesse”, e relata que “os moradores da comunidade são contra esse ‘empreendimento’ por saber do histórico de degradação que uma mineradora causa ao ambiente”, afirmou. 

Para ele, a preocupação dos moradores são os rejeitos e entulhos que serão produzidos com a retirada do granito, amontoado em barreiras. O medo chega também na probabilidade dessas barreiras contaminarem o rio Pardo, causando assoreamento e contaminação na bacia, já que a mineradora foi instalada entre duas nascentes d’água.

Indignados, moradores convocaram uma reunião com Edmo José Ferreira, dono da mineradora Santa Inês, e com parceiros como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento Geraizeiro, para discutir o funcionamento da mineradora e ter mais conhecimento sobre o assunto. A reunião não foi realizada e a empresa começou os trabalhos antes de uma nova proposta de encontro.

O MAB está em luta para que os direitos do povo sejam garantidos, construindo com as comunidades a luta por desenvolvimento com participação popular. É fundamental ter clareza do interesse da mineração no local. Essa contradição de interesses nos revela que mais uma vez que resolver os problemas do povo não está na pauta política. A luta segue, e resistir faz com tenhamos mais conquistas.

Mineração aqui não! Em defesa das águas e dos povos do semiárido! 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 20/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Vale recusa nova reunião com atingidos de Antônio Pereira, em Ouro Preto (MG)

Atingidos pela barragem Doutor denunciam que a mineradora toma decisões sem consultar a comunidade e não informa e nem responde questionamentos da população

| Publicado 15/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

No rio Doce, atingidos organizam petição online para evitar “quitação geral” e pedem programa de transferência de renda

Pedido é para que Romeu Zema (Minas gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo) acolham demandas dos atingidos dentro dos novos acordos anunciados com participação do Supremo Tribunal Federal (STF)

| Publicado 10/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Barragem de rejeitos da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu (MG), subiu para o nível 3 de emergência

Atingidos que vivem no entorno da barragem ficaram sabendo através da imprensa sobre alteração do nível de segurança da estrutura. Em 2019, famílias que vivem no entorno da estrutura precisaram deixar suas casas por conta do risco de rompimento da barragem.