Conquista dos atingidos: AGU obriga Renova a voltar atrás e manter pagamento do auxílio no Rio Doce

A decisão da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte reafirmou a obrigatoriedade do pagamento do Auxílio Financeiro Emergencial para os atingidos e atingidas que tiveram impacto no exercício da atividade econômica até a conclusão de estudos da qualidade da água e de avaliação de risco que estão sob perícia

Na última segunda-feira, 13 de julho, os atingidos e atingidas da bacia do rio Doce asseguraram mais uma vitória com a decisão que garante a manutenção do pagamento do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE). A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com o pedido exigindo o cumprimento dos acordos já pactuados pelas empresas e pelas partes autoras e já homologadas em juízo. 

O MAB sempre apontou os problemas dos acordos pactuados por entender que eles não refletem a máxima garantia de direitos e a reparação integral para os atingidos. Contudo, a decisão unilateral da Fundação Renova, e sua atuação no território e nas instâncias do CIF representam um descaso com o poder público e as Instituições de Justiça.

A Fundação Renova e as empresas se recusam a dar cumprimento aos acordos que elas mesmas assinaram. Ainda que seja um processo não construído com a participação das comunidades, o Sistema CIF é o sistema de governança existente no momento, e diversas instituições, órgãos de governos e funcionários públicos tem se esforçado para dar conta da imensa burocracia e complexidade do caso. Além de ilegal, é um desrespeito ao trabalho realizado pelos órgãos públicos a rediscussão de diversas matérias em detrimento dos atingidos nesse momento. A Renova demostra seu descaso com o poder público e a população ao cortar o auxílio em plena pandemia.

A decisão da 12ª Vara Federal de Belo Horizonte reafirmou a obrigatoriedade do pagamento do AFE para os atingidos e atingidas que tiveram impacto no exercício da atividade econômica até a conclusão de estudos da qualidade da água e de avaliação de risco que estão sob perícia.

Para aqueles casos de corte por fraude, a Renova precisa assegurar o direito de contraditório as pessoas, dando um prazo adequado para responderem sem que haja o corte. Já para os casos de agricultores e pescadores de subsistência, a decisão entendeu que não se carateriza a atividade econômica, construindo uma regra de transição na qual será efetuado pagamento integral até dezembro de 2020, metade do valor até junho de 2021, sendo devida posteriormente a recomposição da proteína conforme tabela do Dieese.  

Os riscos ao meio ambiente e à saúde advindos dos rejeito do rompimento da barragem. Além dela o expert do MPF, o Instituto Lactec, também tem apresentado importantes laudos sobre a situação de contaminação no litoral. Comprovando qualquer contaminação do meio ambiente, quando a Rede Rio Doce MAR já apresentou à Câmara Técnica de Biodiversidade, dentro do CIF, sólidos estudos sobre outro ponto importante da decisão é o reconhecimento do litoral capixaba ao direito ao AFE em virtude da Deliberação nº. 58 do CIF. Tal deliberação é resultado da luta dos atingidos organizados no MAB e da Defensoria Pública que conquistaram esse reconhecimento para o amplo território.

As empresas vem negando os impactos do litoral, alegando possuírem estudos sobre os riscos ao meio ambiente e à saúde advindos dos rejeito do rompimento da barragem. Além dela, o expert do MPF, o Instituto Lactec, também tem apresentado importantes laudos sobre a situação de contaminação no litoral. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens reafirma a necessidade da atuação das instituições de justiça na defesa dos direitos dos atingidos, com ampla e informada participação de todos os territórios.

Somente com a mobilização ativa dos atingidos e atingidas, que se mantiveram firme em luta mesmo se expondo aos riscos da pandemia para garantia de seus direitos e da reparação integral, é que há avanços para a reparação integral.

A atuação da AGU nos seus deveres enquanto representante processual de diversos entes públicos partes dos processos e dos acordos, tal como de diversos atores, mandatos dos deputados federais Rogério Correa, Helder Salomão, e a deputada estadual mineira, Beatriz, que acionados pelo MAB, oficiaram a Procuradoria Geral da República (PGR) para ações imediatas tal como as Defensorias Públicas que denunciaram a ação ao Conselho Nacional de Diretos Humanos (CNDH), demonstram que a atuação das instituições públicas devem sempre se voltar a escuta dos atingidos e defesa de seus direitos sem que haja barganha para interesses próprios.

Não é possível que passados cinco anos do crime as empresas achem por bem judicializar a questão e desconstituir não só todo acúmulo político-institucional, mas, principalmente, todo o recurso humano e financeiro empenhado em nome dessa governança – de forma a garantir a transparência e principalmente a prestação de contas das decisões tomadas até agora.

Mais que isso, contamos com o sentido de responsabilidade de todas instituições (sejam governos federal, estaduais ou municipal, instituições de Justiça e órgãos governamentais) com o processo que ajudaram a construir, para não fazer desse longo processo mais um “causo da justiça brasileira”, no qual as empresas que causaram o maior crime ambiental do país criam um “espetáculo inovador de governança” e saem sem prestar contas do real impacto do crime cometido e da qualidade do seu empenho na solução desses impactos no ambiente e na vida das pessoas.

A Vale, Samarco e a BHP Billiton continuam devendo satisfações não só ao juiz da 12ª Vara, mas ao conjunto dos atingidos do rio Doce e a toda a sociedade brasileira, que distribui entre si o ônus da atividade minerária, enquanto a maior parte do lucro das atividades vai direto para o bolso dos acionistas dessas empresas transnacionais.

Do rio ao mar, não vão nos calar!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/12/2021 por Observatório Rio Doce

Nota Observatório Rio Doce | Movimentos sociais e assessorias técnicas estão sendo criminalizadas

Entidades que integram Observatório repudiam a perseguição política contra o MAB e as assessorias técnicas independentes, que estão sendo impedidas de realizar seu trabalho na Bacia do Rio Doce

| Publicado 16/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Espírito Santo

Nota do MAB sobre a manutenção da proibição da pesca no Rio Doce (ES)

Em decisão controversa, a Justiça Federal de Linhares (ES) rejeitou pedido da Fundação Renova, mantendo a proibição, mas se negou a atender a ampliar a área restrita à pesca

| Publicado 06/05/2020

Justiça concede liminar contra GAISMA, estudo que beneficiava mineradoras no crime do rio Doce

Com a vitória no TRF-1, uma Decisão Liminar suspendeu a decisão da 12ª Vara e determinou a “continuidade do processo de reparação com respaldo nos estudos anteriormente elaborados pela Ambios e pelo Grupo EPA Engenharia e Proteção Ambiental para avaliação de risco à saúde humana