Com luta, atingidos conquistam limpeza de córrego em Pedro Alexandre (BA)
Após pressão do MAB e intermediação do Ministério Público, prefeitura inicia limpeza do canal
Publicado 19/11/2019 - Atualizado 20/03/2025

A população atingida por barragens e pelas enchentes no município de Pedro Alexandre teve uma conquista importante em decorrência da organização e luta das famílias. Na segunda-feira (11), o canal que corta a cidade começou a ser limpo.
No período do rompimento da barragem do Quati, o excesso de chuvas e a falta de manutenção do canal por parte da prefeitura deixou três ruas alagadas obrigando dezenas de famílias a saírem de suas casas.
O problema da manutenção e limpeza do canal é antigo, anterior ao rompimento da barragem, e é alvo de denúncias e inúmeras solicitações de resoluções por parte das famílias atingidas. A convivência diária com a situação causa muita dor e sofrimento aos atingidos, com pessoas apresentando problemas emocionais, psicológicos, necessitando de cuidados médicos – o que sempre se agrava a cada período chuvoso. Com as cheias e a falta de manutenção no canal, as famílias têm suas vidas ameaçadas, porque as moradias já estão danificadas e elas não têm para onde ir.
Diante da gravidade da situação, da inércia e morosidade do poder público local, as famílias atingidas organizadas no MAB solicitaram intermediação do Ministério Público Estadual para solução do problema, e quatro meses depois do rompimento da barragem a reivindicação foi atendida.
Garantir a limpeza do canal é uma importante vitória dos atingidos, principalmente diante do contexto de lutas e enfrentamentos atuais. É uma vitória importante, porém ainda parcial, pois outras reivindicações como a reconstrução e reforma das casas, a regularização das cestas básicas e a reconstrução da barragem seguem sem resolução.
Continuaremos vigilantes, atentos até que os direitos das populações atingidas sejam garantidos de forma integral.
Águas para a vida não para a morte!
