MAB participa de BRICS dos Povos em Brasília

Nos dias 11 e 12 de Novembro na Câmara dos Deputados em Brasília, o MAB participou do Seminário Internacional BRICS dos Povos, evento paralelo à reunião dos BRICS, cumbre que […]

Nos dias 11 e 12 de Novembro na Câmara dos Deputados em Brasília, o MAB participou do Seminário Internacional BRICS dos Povos, evento paralelo à reunião dos BRICS, cumbre que reúne as economias emergentes mais importantes do mundo.



Foto: CPMídias


A iniciativa é da ALBA Movimentos em parceria com movimentos populares do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro buscou chamar a atenção para os desafios em comum entre os povos dos Brics e formular propostas de integração para além do que será debatido pelos governantes na cúpula, que ocorre entre 13 e 14 de novembro, também na capital federal.


Moisés Borges, da coordenação nacional do MAB e participante do encontro, afirmou: “o BRICS dos povos vem em um momento crucial da conjuntura, em que precisamos aprofundar a análise política da disputa internacional entre os EUA e China e como o poder norte americano segue dando golpes na América Latina. O caso mais recente a Bolívia, que demonstra que é fundamental resistirmos e lutarmos com unidade internacionalista”.


Solidariedade com o povo boliviano



Ainda no dia 12, ocorreu um ato de solidariedade ao povo Boliviano. Os participantes do Seminário foram até a embaixada boliviana no DF, onde foram recebidos pelo embaixador José Kinn Franco.


Na ocasião os manifestantes se colocaram contrários ao golpe de estado ocorrido no dia 10 de novembro contra o presidente eleito Evo Morales e denunciaram a violência e a participação de forças estrangeiras na ação.


O Encontro foi encerrado com a leitura e entrega do documento políticos dos BRICS dos povos aos congressistas brasileiros que reforçaram a importância da luta antiimperialista e a solidariedade entre os povos.



Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro