Conselho Nacional dos Direitos Humanos recomenda aprovação da PNAB

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) emitiu na sexta-feira (16) um documento recomendando ao Senado que aprove a Política Nacional dos Atingidos por Barragens (PNAB)


Na terça-feira 25 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou a Política Nacional dos Atingidos por Barragens, reivindicação histórica do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A PNAB cria uma base legal que orienta o conceito de atingido por barragem e garante itens no processo de reparação.

Como o projeto segue para o Senado, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos emitiu um parecer, recomendando a aprovação definitiva do projeto. O CNDH, reconheceu que o “padrão vigente de implantação de barragens tem propiciado de maneira recorrente graves violações de direitos humanos, cujas consequências acabam por acentuar as já graves desigualdades sociais, traduzindo-se em situações de miséria e desestruturação social, familiar e individual” e afirmou que uma das causas determinantes das violações de direitos humanos “é a assimetria entre o marco legal (quantidade de leis), a estrutura estatal (ANEEL, ONS, MME, EPE) e fontes de financiamento (tarifa da energia, subsídios, debêntures, concessões) para as empresas de um lado; e de outro a inexistência de um marco legal, instituições públicas e fontes de financiamento de políticas públicas para os atingidos por estes empreendimentos”.

Para o Conselho, o “reconhecimento” dos direitos dos atingidos numa lei “é muito importante para os processos de reparação de violações de direitos humanos, bem como para acenar a não repetição de crimes socioambientais como os de Mariana e Brumadinho, assim como outras graves situações como a de Acauã e Quati, Belo Monte e o Rio Madeira, assim como outras centenas de outras hidrelétricas no Brasil”. O CNHD recomenda ao presidente do Senado que paute “com urgência” e ao Senado Federal que aprove o Projeto de Lei 2788/19, que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens.

*Leia a recomendação completa:

https://www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/participacao-social/conselho-nacional-de-direitos-humanos-cndh/Recomendaon13PolticaNacionalAtingidosporBarragens.pdf  

  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro