Atingidos pela barragem do Quati, na Bahia, temem novos rompimentos

  Cinco dias após o rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, perto da divisa com Sergipe, os atingidos seguem preocupados com novos danos em outras barragens […]

 

Cinco dias após o rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, perto da divisa com Sergipe, os atingidos seguem preocupados com novos danos em outras barragens da região: Lagoa Grande, Ponta da Serra e Serra Torre – que ficam no nível acima da cidade. 

Na quinta-feira (11), com as fortes chuvas, outras duas barragens de acumulação de água se romperam causando alagamentos: Serra Verde e Ronco Gibão. Por conta disso, os municípios Pedro Alexandre e Coronel João Sá decretaram estado de emergência e calamidade pública. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens está junto aos atingidos nas duas cidades afetadas; participou de uma reunião com os órgãos públicos ligados ao tema para tratar da ajuda humanitária emergencial, e montou um planejamento para a realização do cadastramento dos atingidos na Defesa Civil, que ainda não mostrou organização para o trabalho. Mesmo com os atingidos à disposição para auxiliar no cadastro, não houve resposta para a demanda. 

 

Ainda há preocupação com a falta de informações sobre as comunidades rurais que ficaram isoladas por conta de trechos prejudicados nas estradas: Quati, Boa Sorte, Lotero, Angico e Trapirá. 

Em Coronel João Sá, o MAB conversou com atingidos que estão alojados no Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia. Na cidade, o movimento encontrou muitos atingidos em situação de vulnerabilidade, que necessitam de acompanhamento psicológico, alguns apresentam sintomas como coceiras e diarreia. Segundo a prefeitura, mais de 14 mil pessoas foram atingidas, 2.400 permanecem desalojadas. Sobre os estragos materiais, já foram contabilizadas 32 casas derrubadas ou com a estrutura comprometida, o número pode subir, pois a Defesa Civil continua realizando averiguações porque há ruas ainda alagadas. 

O MAB continua em solidariedade e auxiliando no processo de organização dos atingidos baianos, o movimento pondera que é necessário que os atingidos estejam dentro dos espaços de decisão com relação aos primeiros atendimentos e futuramente no processo de reparação. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro