Frente Brasil Popular promove curso sobre Sindicalismo Popular em Rondônia

O objetivo é formar lideranças dos movimentos sobre a realidade política brasileira, estudar a teoria e os método do trabalho de base Nos dias 8 e 9, em Porto Velho, […]

O objetivo é formar lideranças dos movimentos sobre a realidade política brasileira, estudar a teoria e os método do trabalho de base

Nos dias 8 e 9, em Porto Velho, foi realizado o curso ‘Sindicalismo Popular’ – Etapa I, que visa aprofundar a leitura da realidade brasileira, estudar a teoria e método de trabalho de base e qualificar um grupo de formadores no estado de Rondônia, em um processo de formação unitário e continuada, com assessoria do educador popular Ranulfo Peloso do Centro de Educação Popular – CEPIS.

De acordo com Ranulfo: “nós não somos iguais, mas estamos juntos pela compreensão e pela necessidade. Nossa proposta, nossa utopia, nosso sonho é a construção de uma nova ordem social, onde todos nós trabalhadores sejamos felizes, irmãos e livres. O que une é a consciência de classe trabalhadora. Não existe formação sem ação, e não existe formação e ação sem organização”.

O curso contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos e, para além da capital, mais de sete municípios participaram dos dois dias de formação, que foi realizado no Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia – SINDUR.

Para Mateus Pereira, do Movimento Sem Terra da cidade de Nova União, o “curso atendeu as minhas expectativas, a formação teve uma nova dinâmica do diálogo com o povo, de forma que a nossa população possa contribuir com a luta. Também houve momentos em que o palestrante contribuiu para a proximidade dos sindicatos e movimentos sociais”.

A segunda etapa do curso tem previsão para a segunda quinzena de agosto, em Porto Velho. A comissão organizadora convida os militantes que tem o interesse de participar da formação continuada, que entre em contato com a Operativa da Frente Brasil Popular – RO para realizar sua inscrição.    

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro